segunda-feira, outubro 30, 2006

Maruca com Porto e gambas


Esta (bem como muitas outras!) aprendi com a Dona L., a senhora que trabalha em casa dos meus pais há alguns 15 anos e que não fosse o pouco tempo que a lida da casa lhe deixa, nos brindaria com excelentes iguarias todos os dias, porque gosta muito de cozinhar e tem boa mão para a coisa!!! Aprendi muito, e não só de cozinha, com a Dona L., e aqui vai um especial agradecimento para ela, pois tem uma paciência de santa...
Foi tudo a olhómetro, e é tão simples de confeccionar que nem vou postar as quantidades com muito rigor, pois cada um depois pode pôr mais ou menos gambas ou peixe consoante a necessidade e o gosto que tiver. Assim, utilizei quatro postas de maruca e umas 10 gambas de tamanho médio (mas se gostarem muito ponham mais). Salguei com uma hora de antecedencia o peixe, para ganhar mais gosto. Cortei a cebola em rodelas finas e juntei-lhe uns 4 dentes de alho. Aqueci azeite num tacho e juntei-lhe a cebola e o alho. Quando a cebola ficou mole, juntei as postas de peixe e deixei alourar. Depois deita-se um copo de vinho do Porto e junta-se as gambas. Mais uns 20 minutos a cozer e fica pronto. Salpica-se com cheiros e serve-se com puré, batata cozida ou até arroz! Bom apetite!

sábado, outubro 21, 2006

Muffins de limão

Estes muffins ficam mesmo fofinhos (só poderia, com iogurte batido!) e com um sabor muito suave a limão. Ficaram um pouco doces, na minha opinião, mas eu sou suspeita, porque não aprecio nada de doces em exagero. Desconfio que o facto de ter recorrido aos iogurtes Danissimos, que já são por si bem açúcarados, foi o responsável por esse excesso. A raspa do limão, se for bem "miúdinha" como fiz, difunde-se na massa, sendo a sua presença só detectada por minusculos pontinhos amarelos e claro, pelo delicioso aroma. A receita original sugere uma cobertura à base de queijo creme. Como tinha pouco tempo, fiz batota e cobri-os com nata... não ficou nada mau!

Para 8 muffins médios:

- 300 gr. farinha com fermento
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 120 gr. açúcar granulado fino
- Raspa de 1 limão grande (raspa fina e só da parte amarela!)
- 2 iogurtes naturais batidos (usei os Danissimos)
- 1 c. chá de essência de baunilha
- 2 ovos levemente batidos
- 100 gr. manteiga sem sal derretida

Para a cobertura (opcional):

- 20 gr. manteiga sem sal amolecida
- 100 gr. queijo-creme
- 2 c. sopa açúcar em pó
- 1c. sopa de sumo de limão
- palitos de casca de limão

Pre-aquecer o forno a 200ºC. Untar um tabuleiro para muffins com manteiga derretida ou óleo. Peneirar a farinha, o fermento e o açúcar para dentro de uma tigela grande, misturar com a raspa de limão e fazer uma cova no centro. Com um garfo, misturar o iogurte batido com a baunilha e com os ovos.


Deitar a manteiga derretida (já arrefecida), e a mistura de iogurte de uma só vez, na cova feita nos ingredientes secos. Mexer com uma colher de metal até os ingredientes estarem misturados, mas não mexer demasiado nem bater, pois a mistura deverá ficar com grumos.

Encher as forminhas até três quartos. Cozer aproximadamente 12 minutos. Deixar os muffins 5 minutos na forma antes de os retirar e colocar sobre uma rede a arrefecer.



Para a cobertura, a receita manda bater a manteiga, e o queijo creme com uma batedeira eléctrica. De seguida, adicionar o açúcar em pó e o sumo de limão e continuar a bater até obter um creme espesso. Espalhar sobre os muffins depois de estarem completamente frios e decorar com os palitos de limão.

*Receita retirada de "Le Cordon Bleu: Receitas caseiras de muffins", Ed. Konemann.

domingo, outubro 15, 2006

Paozão


Já andava há que tempos para experimentar esta receita, que vi no fantástico blogue "Diário da Cozinha". Pareceu-me uma boa alternativa para as sandes que por vezes levo para o trabalho, e imaginei-o acompanhado de uma sopinha e uma fruta, uma refeição algo leve mas satisfatória para enfrentar o resto da tarde. Ainda bem que o fiz, não só me vai ser útil para isso como vai ser uma mais-valia em lanches ou festas, e só tenho a dizer que é delicioso!! A receita original encontram-na
aqui, sendo que apenas procedi a uma pequena alteração, a substituição do óleo pelo azeite, pois parece-me que este deixa um gostinho subtil na massa que muito me agrada. De resto, correu bem a confecção deste petisco, tirando dois pormenores: pareceu-me que a massa ficou ligeiramente encruada no centro, ao que da próxima vez responderei com mais tempo de forno (haverá outro motivo??), e ao enrolar a massa como se de uma torta se tratasse, a parte que ficou a selar ficou curta, a meio do pão. Ora a meio da cozedura, à medida que a massa ia crescendo, esta dobra ia encolhendo, encolhendo, de modo que parte do recheio ficou quase visivel. Nada de muito importuno, e certamente resoluvel numa proxima tentativa, pois o resultado salta à vista, ficou uma delicia. Obrigada Mónica!!

sábado, outubro 14, 2006

Antes de me "apagar"...


Respondendo a mais um culinárió-desafio, desta feita vindo da Paula, se pudesse antes de me "apagar" escolher cinco coisas para comer (hmmm... não deixa de ser aliciante esta ideia, fora o final mais dramático da experiência), ia encher a barrigota com comidas de que gosto a sério, mas que evito comer por dificuldades de confecção, constrangimentos dietéticos ou falta de acesso a determinado tipo de cozinha. De certeza fariam parte:

1. Uma bela carne de vaca cozida em molho de amendoim, um prato que o meu pai aprendeu a fazer em África e que é daqueles bem fortes, e que eu adoro!!! Hei-de postar um dia a receita.
2. Uma pratada gigante de camarões fritos, com picante e uma boa cerveja fresca.
3. Um chow-mein daqueles a sério, com montes de legumes, camarões, carnes, e feito de preferencia pelo meu tio, que é imbativel a fazer este prato.
4. Uma alcatra de carne, vinda directamente de território açoreano, com pão caseiro e batata cozida, que não é preciso mais nada para satisfazer em grande o palato.
5. Um brownie de chocolate, não molhado, mas sim "afogado" em molho de chocolate.... Céus, até suspiro!

Daqueles pratos com que estou familiarizada, estes são os premiados. Quem quiser dar as suas sugestões, fica desde já convidado!

segunda-feira, outubro 09, 2006

Bacalhau à Senhor Prior


Esta versão não é nada de extraordinário, apenas um prato de bacalhau suave, sem nenhum gosto especialmente forte. Ideal para os mais simplistas, pois deixa transparecer bem o alho e o azeite.

- 3 boas postas de bacalhau demolhado
- 1 Kg. de batatas
- 6 ovos
- 70 gr. de azeitonas
- 4 dentes de alho
- 1,5 dl. de azeite
- 1 c. de chá de salsa picada
- sal q.b.

Cozer o bacalhau, as batatas com a pele e três ovos. De seguida, limpar o bacalhau de peles e espinhas e lascar. Descascar as batatas e cortar os ovos em rodelas. Descaroçar 50 gr. de azeitonas e picá-las grosseiramente.
Colocar os ingredientes já preparados num tabuleiro, em camadas alternadas, e ainda os dentes de alho laminados. Regar com azeite. Bater os restantes ovos com um garfo e regar o preparado que já se encontra no tabuleiro. Levar ao forno durante 15 minutos. Decorar com as restantes azeitonas, a salsa picada e servir de imediato.

* Receita retirada de "O Grande livro das receitas de bacalhau", Impala Editores.

domingo, outubro 08, 2006

Carne de porco à Florentina


Este prato tem dois ingredientes que fazem parte dos meus preferidos, o grão e os espinafres. Fica muito bom e é relativamente rápido de se fazer, podendo servir perfeitamente para uma refeição "normal" da semana, com a vantagem de introduzir alguma diferença nos menus mais rotineiros. Além disso, integra vegetais, o que é sempre ponto positivo, para uma "legumineira" assumida como eu. Aliás, se for preciso salto completamente a carne neste prato...

Ingredientes (2/3 pessoas):

- 2 c. sopa de azeite
- 1 cebola finamente picada
- 3 dentes de alho picados
- 400 gr. de bifes do lombo de porco, cortado em longas e finas tiras
- 4 c. sopa de vinho branco
- 1 c. de chá de sementes de funcho
- 400 gr. de grão de bico enlatado
- 225 gr. de espinafres bebé
- 3 c. de sopa de natas
- sal e pimenta preta

Num wok, aqueçer o azeite e fritar a cebola até estar mole, juntar o alho e saltear mais um pouco. Misturar as tiras de porco e cozinhar, mexendo, em lume médio até ficarem bem douradas e cozinhadas. Adicionar o vinho e as sementes de funcho e cozinhar durante 3-4 minutos, mexendo sempre.
Juntar o grão de bico e os espinafres e mexer, em lume forte, até estes terem murchado e o liquido se evaporar. Misturar as natas e temperar de sal e pimenta.

* Receita retirada de "Rápido e saboroso: Carne", Edições Gama.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Chop suey de vaca e legumes


Bem, antes de lerem esta receita façam-me um favor... esqueçam os chop suey que experimentaram nalgum restaurante chinês, salvo seja algumas benditas excepções. Isto não tem nada a ver, mas é assim que o meu pai, os meus tios, as minhas primas fazem. Ao invés de uns bocados de carne e de alguns legumes ensopados num molho de conteudo completamente artificial, uma vez que normalmente abusam do monoglutamato de sódio nalguns sitios, e que sabem tudo ao mesmo, é suposto o chop suey ter sabor a legumes, crocantes, estaladiços, cada um no seu lugar, e como podem ver na foto, é definitivamente mais sequinho. Em cada garfada deve-se conseguir distinguir o sabor de cada legume, e não duvidem, o chop suey não tem regras quanto ao que pode levar, o tipo de carne é à escolha e os vegetais também. Para me orientar, o que costumo fazer é guiar-me pelas cores dos vegetais, quanto mais colorido melhor. Hesitei em postar esta receita, porque parece simples, mas não acho que seja, após tantas e tantas tentativas de fazer como me ensinaram. Cada legume tem um tratamento diferente: se escaldamos a cenoura uns 5 minutos, o feijão verde já pede um pouco mais, mas o brócolo menos. É delicado, exigente e não garanto que saia bem à primeira. Já lhes perdi a conta (às tentativas) e com alguma vergonha confesso que nem sempre honram os ensinamentos dos meus queridos familiares chineses. Este que fiz tem como rei da festa o pimento vermelho e o feijão verde, e ficou bastante aceitável, mas as possibilidades são infinitas: rebentos de soja, milho, castanhas de água, rebentos de bambú, cogumelos, amêndoas, pimentos, brocolos, couve, etc etc etc... Como é salteado e leva carradas de legumes, é bem mais saudável do que as pessoas pensam. Vão precisar de algum tempo e paciência para a coisa correr bem. Outro pormenor importante: ao saltear, o wok tem de estar permanentemente muito quente, e tem de se ouvir o crepitar dos legumes, saltitando alegremente sob a orientação da nossa espátula, para que fiquem gostosos e brilhantes.

- 300 gr de carne de vaca cortada em pequenas tiras fininhas (cortar no sentido contrário aos veios da carne)
- 1 lata pequena de milho cozido
- 1 cenoura grande ou 2 médias
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho picados
- 1 c. sopa de tirinhas de gengibre fresco (se não tiverem, usar gengibre em pó)
- 150 gr. feijão verde
- 1 pimento vermelho
- molho de soja q.b.

- 1 c. sopa de maisena
- sal, pimenta branca q.b.

Temperar a carne, já cortada em tiras, com o sal, maisena, gengibre, pimenta branca e molho de soja.
Escaldar em água a ferver: a cenoura cortada ao meio, longitudinalmente (5 minutos), o pimento vermelho cortado ao meio, tb. em comprimento ( 5 minutos) e o feijão verde (10 minutos). Escorrer muito bem os legumes. Cortar em pequenos rectângulos o pimento. Cortar em tiras finas a cenoura. Cortar o feijão verde em pequenos losangos. Cortar a cebola em pequenas fatias (meia lua).


Aquecer muito bem um wok, untado com óleo (não é preciso muito, não queremos os bem intencionados legumes encharcados em gordura!). Para encurtar tempo, vamos saltear os legumes dois a dois. Esta questão só se torna importante porque o wok , se estiver muito cheio de comida, acaba por não ter calor suficiente para fazer os legumes estalarem, daí que é tudo salteado à vez. De cada vez que se mudar os vegetais, unta-se novamente o wok com óleo. Saltear a cebola juntamente com o alho. Retirar e saltear a cenoura com o pimento. Retirar e saltear o feijão verde com o milho. No fim misturo tudo e salteio mais um pouco para os vegetais ficarem bem distribuidos. Dispor numa travessa e reservar.

Por fim, saltear a carne. Uma vez que está cortada em tiras fininhas, em principio vai cozer rápidamente, mas é óbvio que demora mais tempo na frigideira que os legumes. Se secar muito, juntar ou mais óleo ou um pouco de água. O molho de soja vai-se diluir com o óleo e com os sucos da carne, e esta sim, deve ficar mais "molhada". Isto já depende do olho de cada um, não tenho medidas certas. Dispor a carne por cima dos legumes. O molho, que não deve ser em excesso, vai-se igualmente espalhar pelos legumes, dando-lhes o toque do shoyu. Enfeitar com salsa ou coentros picados, conforme o gosto e servir com arroz branco.

terça-feira, outubro 03, 2006

Bolo de Côco


Este bolo, além de ser delicioso, fofinho e gostoso, traz-me imensas recordações de infância, de lanches de familia, e das minhas primeiras "aventuras" na cozinha...

-200 gr. de açúcar
- 200 gr. de farinha
- 200 gr. de margarina
- 4 ovos
- 6 c. sopa de côco ralado
- 6 c. sopa de leite
- 1 c. sopa rasa de fermento em pó

Bater o açúcar com a manteiga, até ficar um creme esbranquiçado. Normalmente bato até não se sentir os grãos do açúcar. Juntar as gemas, uma a uma, o leite, as farinhas, o côco e por fim as claras batidas em castelo. Vai ao forno em forma untada com manteiga e farinha.