sábado, novembro 18, 2006

Bolo mármore de laranja


Gosto muito da mistura de laranja e chocolate neste bolo, mas para quem não goste, basta apenas retirar a raspa da laranja do esquema e está feito, um bolo mármore clássico, e como tal, delicioso.

- 4 ovos
- 200 gr. açúcar
- 200 gr. manteiga
- 200 gr. farinha com fermento
- 1 c. chá de fermento em pó
- 6 c. sopa de cacau em pó
- raspa de 2 laranjas

Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fôfo. Juntar os ovos alternadamente com a farinha previamente misturada com o fermento. Dividir a massa. Numa das partes juntar o chocolate, na outra a raspa da laranja. Agarrar nas duas tigelas simultaneamente e deitar as duas massas, fazendo efeitos e jogando com a quantidade de cada, numa forma bem untada com manteiga e farinha. Levar a cozer em forno médio durante 30 a 40 minutos.
-

quarta-feira, novembro 15, 2006

Batatas salteadas


Esta receita foi inspirada nas famosas batatas salteadas do Kuka, também recriadas pela Elvira, e serviram de acompanhamento a um rolo de carne em massa folhada, o qual, com muita pena minha, já não posso dizer de minha autoria. Não está cá a fazer nada, mas achei que ficou com uma cobertura tão bonita que não resisti a colocá-lo na fotografia.Comprei-o assim, no talho onde vou sempre, onde já ia a minha mãe, e que tem óptima carne, com algumas destas pequenas inovações. Como as batatas que tinha cá em casa eram muito pequenas, após cozê-las não as cortei em rodelas, decidi salteá-las inteiras. Salpiquei-as com o pão ralado, sal e pimenta, como regra o Kuka, mas juntei ainda uma pitada de tomilho, o que lhe deu um saborzinho muito simpático. Jantei muito bem :)

segunda-feira, novembro 13, 2006

Arroz de salsichas frescas


Este arroz de aspecto tão pálido engana, é muito saboroso, além de prático para o dia-a-dia. A receita original refere-se a 4 pessoas, mas lá em casa deu para 2 e meia, sem restar... Comparando as fotos do site de onde tirei a receita, acho que o meu ficou mais malandrinho, deve ter sido por usar o arroz carolino em vez do agulha.

- 6 salsichas frescas
- 60 gr. de margarina
- 1 cebola
- 250 gr. couve-lombarda em juliana
- 1 cenoura ralada
- 7 dl. de água
- 1 cubo de caldo de galinha
- sal
- 300 gr. arroz (utilizei carolino, se bem que no original sugerem agulha)


Cortar as salsichas em três partes iguais. Salteá-las em margarina. Quando as salsichas estiverem douradas, juntar uma cebola picada. Juntar a couve em juliana e a cenoura ralada. Tapar o tacho e deixar suar durantes uns 5 minutos. Regar com a água a ferver, na qual se desfez o cubo. Quando retomar a fervura, juntar o arroz, lavado e escorrido. Deixar cozinhar tapado até o arroz estar cozido, sem deixar secar totalmente o caldo. Retirar do lume, destapar, mexer e deixar o arroz abrir, antes de servir.


* Receita retirada do site "Vaqueiro", com pequenas alterações.

sábado, novembro 11, 2006

Polvo com batatinhas no forno


Gosto bastante de polvo, desde que depois de cozinhado fique bem fácil de mastigar. Já me aconteceu cozinhar polvo e praticamente não conseguir comer nada do prato final, porque o bicho às vezes é traiçoeiro e nem sempre é de fácil trato. Isso não aconteceu desta vez, ficou com uma textura espectacular, macio mas sem se desfazer, se bem que o meu marido teve a gentileza de comentar que "a cozinheira lá do trabalho consegue ainda pô-lo mais macio". Simpático, pois. "Pergunta lá à cozinheira como ela faz", que para aprender estou cá eu...Neste prato, vou fazer as seguintes alterações para a próxima investida: Colocar as batatas no forno a assar antes de lhes juntar o polvo, e ferver o azeite com o alho antes de o deitar por cima dos restantes ingredientes, para lhe ganhar o gosto. Acho que o polvo não deve ir muito tempo ao forno, porque seca um bocadinho, mas em contrapartida as batatas precisam de mais tempo, para a casca ficar mais estaladiça. Pormenores, bem sei, mas depois experimento e digo se fez diferença. Seja como for, ficou muito bom!

- 1 polvo com cerca de 1Kg (usei polvo fresco)
- 1 cebola
- 6, 7 dentes de alho
- um ramo de coentros
- batatas pequenas para assar (utilizei 15)
- azeite q.b


Levar o polvo a cozer na panela de pressão, em água salgada e juntamente com a cebola. Em pressão alta deixei-o cozer por volta de 15 minutos. Retirar, escorrer e cortar o polvo em pedaços. Cozer as batatas, com casca, devidamente lavadas, em água e sal. Devem ficar firmes, não devendo cozer demais, pois irão ao forno ainda. Colocar as batatas numa assadeira e regá-las com azeite. Esborrachá-las levemente com, o punho e se necessário, espalhar algumas pedrinhas de sal. Juntar-lhes o polvo, o alho grosseiramente esmagado e regar com bastante azeite. Levar ao forno até o polvo alourar, mexendo de vez em quando e regando a mistura com o azeite. Após retirar do forno, finalizar com coentros picados.

quarta-feira, novembro 01, 2006

Pão de especiarias e cacau


Alguém me explica porque é que segui passo a passo esta receita e a massa ficou elástica, ao ponto de mesmo depois de cozida (e esteve mais tempo do que a receita original indicava!) parecer borracha? Que frustração!!!! Ando já há uns bons meses a querer experimentar esta receita e agora que finalmente a fiz foi a tristeza total... Só pode ter sido de a bater na máquina. Deve ser como os muffins, não se podem bater, só misturar. Mas foi tão pouco tempo, e pareceu-me melhor para misturar o mel!! Bem, para todos os efeitos, aqui vai a receita, pois se tivesse ficado bem feita, era um sucesso, já que de gosto estava excelente. Aos entendidos na matéria peço desde já umas boas dicas, para além de deixar de ser preguiçosa...

Ingredientes:

- 125 gr. farinha sem fermento
- 250 gr. farinha com fermento
- 1 c. café de erva-doce
- 1 c. café de canela em pó
- 3 cravinhos
- 1 c. café de essência de baunilha
- 200 gr. mel
- 20 gr. cacau
- 1,5 dl. leite
- 1 ovo
- manteiga e farinha q.b para untar a forma

Misturar numa tigela as duas farinhas com a erva doce, a canela e os cravinhos esmagados. Juntar a baunilha, o mel, o cacau, o leite morno, o ovo e misturar muito bem (eu pus na batedeira com as varas de massa a velocidade baixa). Untar uma forma rectangular com manteiga e polvilhá-la com farinha. Deitar nela a massa e levar ao forno a 180Cº durante 45 minutos. Depois de retirar e arrefecer, pode-se polvilhar com açúcar em pó.

* Receita retirada da revista Teleculinária nº 1145