sábado, novembro 11, 2006

Polvo com batatinhas no forno


Gosto bastante de polvo, desde que depois de cozinhado fique bem fácil de mastigar. Já me aconteceu cozinhar polvo e praticamente não conseguir comer nada do prato final, porque o bicho às vezes é traiçoeiro e nem sempre é de fácil trato. Isso não aconteceu desta vez, ficou com uma textura espectacular, macio mas sem se desfazer, se bem que o meu marido teve a gentileza de comentar que "a cozinheira lá do trabalho consegue ainda pô-lo mais macio". Simpático, pois. "Pergunta lá à cozinheira como ela faz", que para aprender estou cá eu...Neste prato, vou fazer as seguintes alterações para a próxima investida: Colocar as batatas no forno a assar antes de lhes juntar o polvo, e ferver o azeite com o alho antes de o deitar por cima dos restantes ingredientes, para lhe ganhar o gosto. Acho que o polvo não deve ir muito tempo ao forno, porque seca um bocadinho, mas em contrapartida as batatas precisam de mais tempo, para a casca ficar mais estaladiça. Pormenores, bem sei, mas depois experimento e digo se fez diferença. Seja como for, ficou muito bom!

- 1 polvo com cerca de 1Kg (usei polvo fresco)
- 1 cebola
- 6, 7 dentes de alho
- um ramo de coentros
- batatas pequenas para assar (utilizei 15)
- azeite q.b


Levar o polvo a cozer na panela de pressão, em água salgada e juntamente com a cebola. Em pressão alta deixei-o cozer por volta de 15 minutos. Retirar, escorrer e cortar o polvo em pedaços. Cozer as batatas, com casca, devidamente lavadas, em água e sal. Devem ficar firmes, não devendo cozer demais, pois irão ao forno ainda. Colocar as batatas numa assadeira e regá-las com azeite. Esborrachá-las levemente com, o punho e se necessário, espalhar algumas pedrinhas de sal. Juntar-lhes o polvo, o alho grosseiramente esmagado e regar com bastante azeite. Levar ao forno até o polvo alourar, mexendo de vez em quando e regando a mistura com o azeite. Após retirar do forno, finalizar com coentros picados.

12 comentários:

Elvira disse...

Nos Açores é que têm uma maneira divinal de cozinhar polvo. Nunca comi melhor que lá!

Na Galiza também. Gosto daquele "pulpo à feira" que lá fazem.

O seu também ficou bem bom, parece. Tenho um desses bichos congelados. Vou ver se consigo que fique tão bom como o seu. :-)

Mas duvido!

Anónimo disse...

o truque para o polvo ficar sempre macio é coze-lo na panela de pressão sem sal...o sal vem depois de cozido . beijinhos :)))
Maria

kuka disse...

Claro que ficou muito bom. E depois da"lá do trabalho",te ensinar,ainda fica melhor.lol!

kuka disse...

Vou fazer isto esta semana. Vou-te dizer como:
Vou assar as batatas o forno, vou cozer o polvo,não 15 minutos, mas 35. Depois vou juntar o polvo com as batatas e os temperos e está feito. Acho que não há vantagem em levar o polvo ao forno.

Cristina disse...

De facto Kuka, acabou por ser quase desnecessario levar ao forno, mas fi-lo para tostar o alho e ferver o azeite. Claro que isso pode ser feito sem ir ao forno, faz-se num tachinho e rega-se o banquete. Com muito azeite, claro :)

Cristina disse...

Maria: Obg pela dica, para a próxima vai a cozer sem sal!

Eli disse...

O prato está demais. Mais tenho que confessar que tenho um certo receio em cozinhar esse tipo de carne, justamente porque tem um ponto ideal não pode passar ou faltar, mas sabe que vendo todas essas explicações me deu vontade de tentar.

Anónimo disse...

Cris, não como polvo mas meu marido adora!!

Mónica disse...

o meu marido anda com desejo de Polvo à Lagareiro, nunca fiz mas acho que vou seguir esta tua receita.

Tem tão bommmmm aspecto, hummm...

;-)

Cristina disse...

Obrigado Mónica! Já andava a sentir falta das tuas visitas!!! ;)

Espero que já estejas totalmente recuperada!

Bj

oquefazerprojantar??? disse...

Realmente cozer o polvo sem sal é essencial para que o polvo fique macio! Como podem ver, também fizemos por cá...

Deauvillista disse...

Conheci o polvo a partir daqui e por aqui, visitei outros e começei a cozinhar, já fiz polvo 4 vezes todos ficaram tenros, não sei se é do polvo, marca Octopus :-) do Pingo - Doce, mas coloquei sempre o bicho congelado na panela de pressão, juntei uma cebola um fio de azeite e um pouco de nada de sal.