segunda-feira, outubro 30, 2006

Maruca com Porto e gambas


Esta (bem como muitas outras!) aprendi com a Dona L., a senhora que trabalha em casa dos meus pais há alguns 15 anos e que não fosse o pouco tempo que a lida da casa lhe deixa, nos brindaria com excelentes iguarias todos os dias, porque gosta muito de cozinhar e tem boa mão para a coisa!!! Aprendi muito, e não só de cozinha, com a Dona L., e aqui vai um especial agradecimento para ela, pois tem uma paciência de santa...
Foi tudo a olhómetro, e é tão simples de confeccionar que nem vou postar as quantidades com muito rigor, pois cada um depois pode pôr mais ou menos gambas ou peixe consoante a necessidade e o gosto que tiver. Assim, utilizei quatro postas de maruca e umas 10 gambas de tamanho médio (mas se gostarem muito ponham mais). Salguei com uma hora de antecedencia o peixe, para ganhar mais gosto. Cortei a cebola em rodelas finas e juntei-lhe uns 4 dentes de alho. Aqueci azeite num tacho e juntei-lhe a cebola e o alho. Quando a cebola ficou mole, juntei as postas de peixe e deixei alourar. Depois deita-se um copo de vinho do Porto e junta-se as gambas. Mais uns 20 minutos a cozer e fica pronto. Salpica-se com cheiros e serve-se com puré, batata cozida ou até arroz! Bom apetite!

5 comentários:

Paula disse...

Já almoçava!!

Cris disse...

Um prato de peixe para mim é sempre bem vindo, e este tem um aspecto...!!!deve estar bastante gostoso...porque os olhos também comem!!!
Beijinhos

Anónimo disse...

Cris, adoro peixe - esse prato está tão bonito!

Gamba é camarão? :D

Cristina disse...

Patricia: É sim! Adoro camarão, grande, pequeno, cozido, frito :))

Baú da Conceição disse...

Que bom, adoro peixe e o melhor de tudo é que se prepara num instante,vou experimentar.
Beijinhos.