domingo, setembro 24, 2006

Charlotte de pêssegos


Finalmente consegui convencer a minha prima Ana a partilhar comigo a confecção desta sobremesa, de que tanto gosto e que ela faz quase de olhos fechados! Desta vez fizemos com pêssegos, mas pode ser feita igualmente com outros frutos, como a manga ou ananás. Combinámos para a próxima experimentar com frutos silvestres, também deve ficar óptimo.

- 2 pacotes de natas para bater (200 ml. cada)
- 1 lata de pêssegos em calda
- 6 folhas de gelatina
- 3 c. sopa de açúcar
- 300 gr. palitos la reine
- 1 forma de aro amovível (parte exterior)

Colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Cortar 1/4 de cada palito, conforme se pode ver na foto.
Separar os pêssegos da calda e reservar esta, para depois embeber nos palitos.
Reduzir os pêssegos a puré e bater as natas, bem firmes, juntando as 3 colheres de sopa de açúcar.
Colocar o aro, contraído, sobre o prato onde se pretende servir a charlotte, para iniciar a "montagem", pela parte lateral.


Embeber rápidamente, tendo atenção para que não fiquem muito ensopados, as partes mais compridas dos palitos na calda e com elas ir forrando a forma lateralmente, encostando-as bem umas às outras (a calda fará a função de "cola"). Com as pontas restantes forrar a parte de baixo.
Mistura-se a gelatina com a calda que restar e levar ao micro-ondas, para desfazê-la. Envolver a calda com a gelatina no puré de pêssego e por sua vez, esta nas natas. Deita-se o creme no interior da forma de palitos e leva-se ao frigorifico, até ficar bem firme.

11 comentários:

Mónica disse...

olá Cristina!

adorei a tua Charlotte, que lindaaaaaa! Parabéns...

Como fazes para desenformar sem desmanchar? Puxas só o aro para cima? Sai bem?

1 beijinhos

Laranjinha disse...

Que bom aspecto. Parabéns, está linda.

Cristina disse...

Obrigada!

Mónica: O aro tem uma espécie de gancho, de lado, e para desenformar é só abri-lo. Ele alarga automaticamente, e a charlotte aguenta-se (os palitos têm de ficar bem encostadinhos)!

avental disse...

Ah, é hábil com estas sobremesas deliciosas (também deve ser boa com alperces).

Agora me lembro da bavaroise que prometi. O pior é o tempo. Até já pensei noutra. Não posso demorar com ambas.

Smas disse...

Olá!
Adorei esta charlotte e está tão bonita.
Olha, quando a gelatina vai ao microondas com a calda é durante quantos segundos?
Bjs

Mónica disse...

ahhh... então é um aro com mola.

;-)

Cristina disse...

Sandra: Pus no micro-ondas, na potencia minima (de aquecer molhos, sopas) um minuto, mas penso que talvez nem seja necessário tanto tempo. Experimente uns 30 segundos, deve chegar!

Avental: Deve de facto ser deliciosa com outros frutos, como os alperces. Fiquei a matutar nesta historia da charlotte. É óptima, mas sou muito "naturalista" quando se trata de sobremesas, e utilizar a fruta em calda dá um gosto muito xaroposo à mesma. Mas utilizando fruta natural, fico sem saber no que demolhar os palitos. Licor? Leite? Faço uma calda com água e açúcar? Agradeço sugestões!

Cristina disse...

É isso mesmo Mónica!!! ;)

avental disse...

Sugiro uma calda fraca com água, açúcar e as cascas dos alperces quando os houver. Se aromatizar a calda com um gole de whisky dá-lhe o tal toque da diferença, julgo eu.

Já fiz a bavaroise, quer ver?

Akemi disse...

Belíssima sobremesa, Cristina!

Anónimo disse...

prima, mais uma vez esmeraste-te! e tb vejo q foi efectuada uma adenda ao teu comentário inicial :) bom, n é preciso dizer, mas será sempre um prazer enorme partilhar ctg os meus parcos conhecimentos de culinária (sem querer descurar da qualidade das coisas q faço, naturalmente!). qual é a próxima?