sexta-feira, julho 03, 2009

Vegetais salteados na Actifry


Fiz este salteado de vegetais a partir do próprio livro de receitas que acompanha a Actifry, a tal da fritadeira que usa doses mínimas de gordura, com alguns ajustes de quantidades. Não fosse ter sido substituida a primeira que tive, por ter avariado pouco tempo depois de a comprar, e fazia uma ode a esta máquina tão útil e saudável. Deste segundo aparelho não tenho qualquer motivo de queixa. Lá em casa, comer batata frita e outros alimentos "fritos" deixou de ser um pesadelo nutritivo e doméstico, além de que a maquineta ainda serve para um infinidade de outros tipos de confecção, como algumas meninas mais criativas já aqui e aqui mostraram. Para os carnívoros cá de casa juntei-lhe um entrecosto assado à moda chinesa, com mel e soja, que estava tão tenro e macio que se desfazia em lascas. Um pormenor que gostei bastante foi a beringela... ficou surpreendentemente saborosa.


Ingredientes:
- 1 courgette grande
- 200 gr. de cogumelos frescos
- 1 beringela
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 3 dentes de alho
- 1 raminho de salsa
- 2 c. actifry de azeite
- 100 ml. de vinho branco
- sal e pimenta

Lavar os vegetais. Cortar a beringela e a courgette, sem lhes retirar a pele, em rodelas grossas. Polvilhar com sal e pimenta e deixar descansar 15 minutos para que soltem a água. Cortar em cubos. Por sua vez, os cogumelos limpos são cortados em quartos e os pimentos em tiras.

Colocar os pedaços de beringela, courgette, pimentos e cogumelos na Actifry, o azeite e cozinhar durante 10 minutos. Adicionar o alho e a salsa picados, bem como o vinho branco. Prolongar o cozimento durante cerca 20 minutos. Se necessário, programar mais alguns minutos, até que os vegetais estejam cozinhados. A Actifry vai "espalhar" tão eficentemente o azeite pelos vegetais, ao ponto de se formar no fundo um molho delicioso, cheio dos sabores dos legumes.

10 comentários:

RUTE disse...

Hummm que delicia de vegetais salteados. A Actifry é realmente espantosa!

A minha, do excesso de uso já tem a tampa com uma peça a menos, partiu uma parte de encaixe à frente. Mas encaixa na mesma, só precisa dum peso em cima para não abrir sozinha (às vezes faz isso).

Bastava substituir a tampa por outra mas custa 30 euros!!! Vou-me aguentar. Beijokas.

Luisa Alexandra disse...

Que lindos vegetais!
Mesmo deliciosos.

♥ mesa para 4 disse...

Acho que assim até eu como vegetais hi hi

Abelha Maia disse...

Ficou maravilhoso Cristina, eu tb já não passo sem a minha, que tb é a segunda como a tua, e apesar de tudo, comprava outra vez, estas delicias assim não pesam tanto caloricamente.
bjsss

Isa Bettencourt disse...

Eu nao gosto muito de legumes. Mas aquele naco de carne que tens na primeira foto deixou-me de boca aberta :P hihi

bjins =)

ameixa seca disse...

Adoro vegetais como acompanhamento! Só não tenho actifry, essas maquinetas infelizmente não cabem no meu orçamento :)

sushibaby disse...

Ainda não tenho a actifry mas esta para breve, e quando tiver vou experimentar esta receita.

Rico disse...

Adorei esses vegetais salteados na actifry, embora não tenha uma actifry eu posso fazê-los sem ela lol,,, jinhos doces :) xxx

Susana Gomes disse...

Cristina, eu nem sei o que me tenta mais, se os legumes, se o entrecosto.
Uma refeição deliciosa!
:)

Anónimo disse...

Por que nao:)