sábado, julho 04, 2009

Gelado Marguerita da Nigella

Para começar, este gelado não é para qualquer paladar, pois é nada mais nada menos que a recriação de uma tequilla marguerita, versão doce de colher! Se não têm medo de emoções fortes, apreciam aquele amarguinho cheiroso da lima e não receiam experimentar numa colher de gelado o mesmo arrepio que sentem ao beber um shot de tequila marguerita, este é o gelado apropriado. O que posso dizer, apetecia-me festejar!!! Cheers, my friends...:)

Ingredientes (para cerca de 8 taças):

- 400 ml natas com o maior teor de gordura possivel
- 6 gemas
- 1 lata de leite condensado
- 90 ml. de tequila (reduzi para metade)
- 30 ml. de Triple Sec (licor de laranja)
- sumo de 6 limas e raspa de uma

Versão Tradicional: Começar pela base de custarda, aquecendo as natas em lume baixo, sem deixar ferver. À parte, bater as gemas com vara de arames e juntar uma pequena porção das natas aquecidas, em fio, para que as gemas amornem. De seguida juntar as restantes natas e uma vez bem misturada, levar de novo a lume baixo, sem deixar ferver e mexendo sempre, o mais possível. A Nigella aconselha a ter perto o lavatório cheio até meio com água fria para o caso de a custarda parecer talhar. Nesse caso basta mergulhar a panela na água fria e mexer vigorosamente a mistura. Quando a custarda tiver engrossado, junta-se o leite condensado, a tequila e o Triple Sec, a raspa e o sumo das limas. Deixar arrefecer, antes de colocar na sorveteira. Caso não tenha sorveteira, levar ao congelador e de hora a hora, retirar e bater vigorosamente para quebrar os cristais de gelo e assegurar a cremosidade do gelado.

Versão Bimby: Graças às dicas de uma das nossas especialistas em gelados, a Sra Dna. Canela ;), foi facílimo adaptar esta receita à B. e para dizer a verdade, a custarda ficou de fazer inveja à própria Nigella, cremosa até mais não poder. Aquecer as natas 8 minutos a 90º, vel. 2. Amornar as gemas batidas à parte com a vara de arames, para isso bastará juntar-lhes em fio parte das natas aquecidas. Juntar as gemas ao copo e misturar 4 mins. 90ºC vel.2. Ir vigiando este creme, se previr que vai talhar baixar a temperatura para os 80º ou mais baixo se necessário. Após este tempo, programar a B. em vel. 2, sem tempo e ir adicionar o leite condensado, os licores e a raspa e o sumo das limas. Quando estiver bem misturado, colocar na sorveteira ou caso não disponha deste aparelho, fazer da forma tradicional.

Notas:

- Este gelado para um dia de calor intenso é do mais refrescante que possa haver.
- Não receiem que o gelado saiba a álcool. Vão sentir sim o amarguinho da tequila e um aroma ténue da laranja, do Triple Sec. O sabor que se destaca é sem dúvida o das limas. Convém gostar delas, caso contrário esqueçam :)
- Estreei a máquina de fazer gelados com esta bomba. O marido gostou tanto que nunca mais refilou por eu ter mais uma máquina cá em casa.
- A quantidade de gelado que fiz é bastante e excedeu a capacidade da máquina, tive que congelar uma porção da forma tradicional, como era pouco não foi trabalhoso batê-la.

Receita retirada de "Forever Summer", Nigella Lawson, Ed.Random House

14 comentários:

Abelha Maia disse...

Olha que eu não tenho receio mesmo nenhum, fiquei foi cá com uma "inveja" dessa maravilha, que delicia, parabens Cristina.
bjss

Na Cozinha da Carina disse...

oie
adorei a receita!
amo tequila e sorvete (gelado)!
gostaria de saber sobre a bimby... vejo em vários blogs e parece ser muuuuito util! gostaria de saber se vc pode me falar onde vende e quanto custa?
obrigada!
bjos
Carina

paulo francisco disse...

Cristina ficou exlente!Um beijo:+)

Ricardo disse...

Pois é a Nigela vai buscar isto ...mas a execução é tua então parabéns por o fazeres que delicia :) xxx

belinhagulosinha disse...

maravilhoso amiga,adorei este geladinho,jinhossssssssss

mesa para 4 disse...

Eu cá adoro tudo o que seja de margueritas hehe ficou com um aspecto absolutamente delicioso :-)

Mary disse...

Aproveito que adoro margaritas bem frescas, e festejo também! :)

ameixa seca disse...

Eu acho que ia gostar. Só me falta a máquina de gelados ou uma arca. Entretanti, fico-me pela imaginação :)

Canela disse...

Olá Cristina
Gosto da receita e hei-de fazer!
Bj

pipoka disse...

Este ano ainda não inaugurei a minha época de gelados (feitos em casa, leia-se...), pois tenho o congelador atafulhado... Mas fiquei cheia de vontade de fazer este gelado - adoro margueritas. Também fiquei curiosa em relação ao livro da Nigella...

Luísa Alexandra disse...

Parece então que já conquistaste o marido através do gelado! Agora quando ele refilar de alguma máquina lembra-o desta experiência!
Está com um aspecto delicioso, eu adoro limas e limões, as bebidas alcoólicas é que nem por isso, mas provo tudo!

gasparzinha disse...

Com a má vontade dos maridos lida-se sempre com muita facilidade: é dar-lhe a prova!
E sejamos sinceras: com uma prova destas, quem é que não aprovava logo a compra?

Gostei muito. :)

Cristina disse...

Boa, andam aqui muitos "festeiros" eheheheh. Obrigado a todos pelos comentários.

Carina: No Brasil, a Bimby ou Thermomix (a designação varia consoante o país) pode ser adquirida por uma empresa chamada Luwasa. Deixo-te aqui o link para a página oficial da Vorwerk com os contactos:

http://www.vorwerk.com/thermomix/html/countries,listdistributors,Brazil.html

Em relação a preços, cá em Portugal custa cerca de 9oo euros, no Brasil desconheço o preço. Poderás ver mais informações sobre esta pequena máquina maravilha no meu post de Abril de 2008 e em blogs de outras utilizadoras da Bimby que fazem autênticas iguarias com ela: Luisa Alexandra, Sabores a Canela, No soup for you, Iguarias de Açúcar e Sal, Figo lampo, só para citar alguns. Posso dizer-te ainda que passado um ano ela ainda me consegue surpreender com as coisas que faz e que fez muitas inovações nos meus hábitos de cozinhar, pois tornou-se extremamente facil fazer coisas como pão, iogurtes ou massas de bolos e de tartes. E podes estar totalmente descansada quanto à qualidade da máquina, é excelente. Mais alguma dúvida apita :)

A Trofa tem Cozinheira disse...

Olá Cristina, OBRIGADO pela visita ao meu blogzinho!!!

chamou-me logo a atenção este teu gelado dos DEUSES! O meu marido deve adorar e pela descrição nao tenho mesmo duvidas!!!

Serei tua seguidora pois tens coisas mto boas aqui!!

beijinhos e obrigada