sábado, julho 04, 2009

Gelado Marguerita da Nigella

Para começar, este gelado não é para qualquer paladar, pois é nada mais nada menos que a recriação de uma tequilla marguerita, versão doce de colher! Se não têm medo de emoções fortes, apreciam aquele amarguinho cheiroso da lima e não receiam experimentar numa colher de gelado o mesmo arrepio que sentem ao beber um shot de tequila marguerita, este é o gelado apropriado. O que posso dizer, apetecia-me festejar!!! Cheers, my friends...:)

Ingredientes (para cerca de 8 taças):

- 400 ml natas com o maior teor de gordura possivel
- 6 gemas
- 1 lata de leite condensado
- 90 ml. de tequila (reduzi para metade)
- 30 ml. de Triple Sec (licor de laranja)
- sumo de 6 limas e raspa de uma

Versão Tradicional: Começar pela base de custarda, aquecendo as natas em lume baixo, sem deixar ferver. À parte, bater as gemas com vara de arames e juntar uma pequena porção das natas aquecidas, em fio, para que as gemas amornem. De seguida juntar as restantes natas e uma vez bem misturada, levar de novo a lume baixo, sem deixar ferver e mexendo sempre, o mais possível. A Nigella aconselha a ter perto o lavatório cheio até meio com água fria para o caso de a custarda parecer talhar. Nesse caso basta mergulhar a panela na água fria e mexer vigorosamente a mistura. Quando a custarda tiver engrossado, junta-se o leite condensado, a tequila e o Triple Sec, a raspa e o sumo das limas. Deixar arrefecer, antes de colocar na sorveteira. Caso não tenha sorveteira, levar ao congelador e de hora a hora, retirar e bater vigorosamente para quebrar os cristais de gelo e assegurar a cremosidade do gelado.

Versão Bimby: Graças às dicas de uma das nossas especialistas em gelados, a Sra Dna. Canela ;), foi facílimo adaptar esta receita à B. e para dizer a verdade, a custarda ficou de fazer inveja à própria Nigella, cremosa até mais não poder. Aquecer as natas 8 minutos a 90º, vel. 2. Amornar as gemas batidas à parte com a vara de arames, para isso bastará juntar-lhes em fio parte das natas aquecidas. Juntar as gemas ao copo e misturar 4 mins. 90ºC vel.2. Ir vigiando este creme, se previr que vai talhar baixar a temperatura para os 80º ou mais baixo se necessário. Após este tempo, programar a B. em vel. 2, sem tempo e ir adicionar o leite condensado, os licores e a raspa e o sumo das limas. Quando estiver bem misturado, colocar na sorveteira ou caso não disponha deste aparelho, fazer da forma tradicional.

Notas:

- Este gelado para um dia de calor intenso é do mais refrescante que possa haver.
- Não receiem que o gelado saiba a álcool. Vão sentir sim o amarguinho da tequila e um aroma ténue da laranja, do Triple Sec. O sabor que se destaca é sem dúvida o das limas. Convém gostar delas, caso contrário esqueçam :)
- Estreei a máquina de fazer gelados com esta bomba. O marido gostou tanto que nunca mais refilou por eu ter mais uma máquina cá em casa.
- A quantidade de gelado que fiz é bastante e excedeu a capacidade da máquina, tive que congelar uma porção da forma tradicional, como era pouco não foi trabalhoso batê-la.

Receita retirada de "Forever Summer", Nigella Lawson, Ed.Random House

14 comentários:

Abelha Maia disse...

Olha que eu não tenho receio mesmo nenhum, fiquei foi cá com uma "inveja" dessa maravilha, que delicia, parabens Cristina.
bjss

Unknown disse...

oie
adorei a receita!
amo tequila e sorvete (gelado)!
gostaria de saber sobre a bimby... vejo em vários blogs e parece ser muuuuito util! gostaria de saber se vc pode me falar onde vende e quanto custa?
obrigada!
bjos
Carina

Paulo Francisco disse...

Cristina ficou exlente!Um beijo:+)

Rico disse...

Pois é a Nigela vai buscar isto ...mas a execução é tua então parabéns por o fazeres que delicia :) xxx

Isabel Salvador disse...

maravilhoso amiga,adorei este geladinho,jinhossssssssss

♥ mesa para 4 disse...

Eu cá adoro tudo o que seja de margueritas hehe ficou com um aspecto absolutamente delicioso :-)

Delícias e Talentos disse...

Aproveito que adoro margaritas bem frescas, e festejo também! :)

ameixa seca disse...

Eu acho que ia gostar. Só me falta a máquina de gelados ou uma arca. Entretanti, fico-me pela imaginação :)

Helena disse...

Olá Cristina
Gosto da receita e hei-de fazer!
Bj

Isabel (pipoka) disse...

Este ano ainda não inaugurei a minha época de gelados (feitos em casa, leia-se...), pois tenho o congelador atafulhado... Mas fiquei cheia de vontade de fazer este gelado - adoro margueritas. Também fiquei curiosa em relação ao livro da Nigella...

Luisa Alexandra disse...

Parece então que já conquistaste o marido através do gelado! Agora quando ele refilar de alguma máquina lembra-o desta experiência!
Está com um aspecto delicioso, eu adoro limas e limões, as bebidas alcoólicas é que nem por isso, mas provo tudo!

Susana Gomes disse...

Com a má vontade dos maridos lida-se sempre com muita facilidade: é dar-lhe a prova!
E sejamos sinceras: com uma prova destas, quem é que não aprovava logo a compra?

Gostei muito. :)

Cristina disse...

Boa, andam aqui muitos "festeiros" eheheheh. Obrigado a todos pelos comentários.

Carina: No Brasil, a Bimby ou Thermomix (a designação varia consoante o país) pode ser adquirida por uma empresa chamada Luwasa. Deixo-te aqui o link para a página oficial da Vorwerk com os contactos:

http://www.vorwerk.com/thermomix/html/countries,listdistributors,Brazil.html

Em relação a preços, cá em Portugal custa cerca de 9oo euros, no Brasil desconheço o preço. Poderás ver mais informações sobre esta pequena máquina maravilha no meu post de Abril de 2008 e em blogs de outras utilizadoras da Bimby que fazem autênticas iguarias com ela: Luisa Alexandra, Sabores a Canela, No soup for you, Iguarias de Açúcar e Sal, Figo lampo, só para citar alguns. Posso dizer-te ainda que passado um ano ela ainda me consegue surpreender com as coisas que faz e que fez muitas inovações nos meus hábitos de cozinhar, pois tornou-se extremamente facil fazer coisas como pão, iogurtes ou massas de bolos e de tartes. E podes estar totalmente descansada quanto à qualidade da máquina, é excelente. Mais alguma dúvida apita :)

a Trofa tem cozinheira disse...

Olá Cristina, OBRIGADO pela visita ao meu blogzinho!!!

chamou-me logo a atenção este teu gelado dos DEUSES! O meu marido deve adorar e pela descrição nao tenho mesmo duvidas!!!

Serei tua seguidora pois tens coisas mto boas aqui!!

beijinhos e obrigada