sexta-feira, junho 19, 2009

Sopa de Milho e Rebentos de Soja


Mais fácil que isto não há. O meu pai faz-lhe variações engraçadas, com gengibre, agrião, cebolinho ou pedaços de bambu. Não é bem uma sopa, mas mais um caldo, e que sendo muito leve dá jeito quando a refeição principal é mais para o pesadote. A espessura depende do gosto de cada um e da quantidade de maisena que se coloca.

Ferver 1 litro de água com uma colher de sopa de óleo. Juntar 150 gr. rebentos de soja e 2 latas pequenas de milho. Deixar cozer cerca de 5 minutos. Juntar a maisena, dissolvida num pouco de água do próprio caldo, até engrossar. Temperar de sal. Juntar 2 ovos batidos em fio mexendo no caldo com um garfo, de modo a que o ovo fique em fios.

Lembrei-me de um pormenor que era importante realçar (a partir dos 30, não vos começou a acontecer isto???). Este caldo é bem mais gostoso quando se faz aproveitamento de água de cozer carnes. A ideia é fazer uma espécie de canja, mas com outro tipo de inclusões. Caso não disponham de um caldo já feito, pode-se sempre recorrer aos cubos de caldo, de aves, carne ou legumes.

10 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Nunca tinha visto semelhante caldo!
E gostei, parece bem leve e certamente delicioso!

colher-de-pau disse...

Que ideia interesante!
A versão com agriões também deve ser muito boa. (Digo isto proque gosto mesmo muito de agrião!)
A experimentar!

Abelha Maia disse...

Original, gostei muito, ainda bem que voltastes a ter tempo para colocar aqui umas delicias.
bjss

ameixa seca disse...

Adoro estas sopas meias orientais :) Tem tão bom aspecto!

Helena disse...

Cristina
Gostei imenso desta sopa!

Paula disse...

Olá Cristina! É um prazer tê-la de volta, e logo com um delicioso caldinho, muito original! Bj.

Rico disse...

Sim já vi a sopa que fizeste semelhante há minha postada no 16Jun,
É assim mesmo que costumo fazer normalmente , e variações dela como o teu pai, normalmente lhe chamo ninhos de andorinha, e a tua ficou excelente e linda como deve ser. BRAVO!!!
Mas é sopa é só que em vez de batata para engrossar usa-se maizena e o resto alho vegetais ovo bambo rebentos de soja milho tudo isso faz ficar uma sopa bem rica embora não aparente devido a ser leve e agradável. adorei...jinhos doces :) xxx

Mary disse...

Cristina,
Que bela sopa.gostei muito.

Em relação á pergunta, que deixaste no meu blog sobre o tempo de secagem do tomate, se quiseres podes ir lá ver, já coloquei.para deixar aqui é um pouco grande .

bjs

Soraya disse...

Gostei muito do aspecto desta sopinha e vou experimentá-la sem falta. Faço muitas vezes uma "espécie" de sopa oriental, que já coloquei no meu blogue e que também fica muito boa.

Soraya disse...

Cristina, desde que vi esta sopa que fiquei a pensar nela, então hoje quando fui a casa à hora do almoço fiz uma só para mim. Ficou tão boa e gostei tanto, que a comi todinha... (ainda não me consigo mexer de tão cheia que fiquei). Não tive tempo para tirar fotos, mas vou (de certeza) fazer outra vez, para colocar no blogue.
Beijinho