sexta-feira, julho 11, 2008

Lombo de panela com batata ferrugem


Este lombo foi uma agradável surpresa, ficou além de muito tenro, com um gosto imbatível, não sei se do sumo de limão, se do alecrim... A receita foi tirada de um blog de que gosto muito, o Senhor Prendado. Desse blog a próxima a fazer vai ser sem dúvida a moqueca de polvo e camarão, porque as fotos são arrasadoras.

- Lombo de porco
- Batatas descascadas, cortadas em cruz
- Sumo de dois limões
- Louro, salsa, alecrim (frescos de preferência)
- Pimenta preta
- Sal
- Cebola cortada em rodelas
- Caldo de carne (não tinha, usei 2 c. de sopa de rabo-de-boi instantânea, desfeita em água)
- Azeite
- Cravos da Índia

Temperar de véspera o lombo com o sumo dos limões, o sal, a pimenta, a cebola fatiada em rodelas bem finas. Espetar alguns cravos-da-Índia nos quatro lados da peça de carne, cubrir com as ervas restantes e, com um garfo, perfurar os quatro lados da peça de modo a facilitar a penetração do tempero. Colocar num recipiente e tapar com película antiaderente. Deixar a marinar até ao dia seguinte. Não fazer batota, esta parte não é para saltar, pois de outro modo receio que o lombo não se porte tão bem como este se portou.

Retirar o lombo da marinada e reservar esta, retirando as ervas. Numa panela dourar a carne de todos os lados, selando por igual sua superfície de modo a reter os sucos. Aos poucos os sucos da carne irão formar um fundo escuro caramelizado, no fundo da panela. Despejar sobre o fundo da panela o caldo coado da marinada de forma a levantar a camada de suco da carne, caramelizando-a. Raspar bem o fundo da panela com uma colher de pau. Adicionar caldo de carne de modo a quase cobrir a peça de carne. Juntar uma folha de louro, tapar a panela e cozinhar em lume baixo.

Depois de cozinhar por trinta minutos, adicionar as batatas de forma que fiquem totalmente imersas no caldo. Quando estiverem macias e com a cor de ferrugem, retirar e separar. Manter na panela por mais alguns minutos o lombo imerso no seu molho até que este reduza o suficente ficando ligeiramente espesso. Colocar de volta as batatas. Servir com legumes cozidos.

7 comentários:

Maggie disse...

Espero que não te importes mas já anotei...
Parece deliciosa.
Bjs

Anónimo disse...

Gostei muito! Vou guardar e experimentar cá em casa!

Beijoca *
Mariana

Isabel (pipoka) disse...

Parece-me uma delícia e olha que essa da moqueca de polvo e camarão deixou-me com a "pulga atrás da orelha", vou já a esse blogue procurar a receita.

bjs

risonha disse...

que rico aspecto tem essa carne... e as batatas nem se fala.
o blog que indicaste é excelente.
beijocas

Agdah disse...

Deu vontade de dar uma garfada nessas batatas.

Rose Oliveira disse...

Fiquei com vontade de experimentar, a foto ficou boa por demais, emagine ao vivo?
Bjs.

Cristina disse...

É com tristeza que verifico que este espaço foi utilizado por anónimos para comentários inapropriados e ataques pessoais totalmente alheios a mim e ao conteúdo deste blog, os quais por motivos óbvios foram apagados. Peço que respeitem a autora, o teor e os utilizadores deste blog e que os comentários sejam relacionados com as postagens feitas.

Cristina