
Este lombo foi uma agradável surpresa, ficou além de muito tenro, com um gosto imbatível, não sei se do sumo de limão, se do alecrim... A receita foi tirada de um blog de que gosto muito, o Senhor Prendado. Desse blog a próxima a fazer vai ser sem dúvida a moqueca de polvo e camarão, porque as fotos são arrasadoras.
- Lombo de porco
- Batatas descascadas, cortadas em cruz
- Sumo de dois limões
- Louro, salsa, alecrim (frescos de preferência)
- Pimenta preta
- Sal
- Cebola cortada em rodelas
- Caldo de carne (não tinha, usei 2 c. de sopa de rabo-de-boi instantânea, desfeita em água)
- Azeite
- Cravos da Índia
Temperar de véspera o lombo com o sumo dos limões, o sal, a pimenta, a cebola fatiada em rodelas bem finas. Espetar alguns cravos-da-Índia nos quatro lados da peça de carne, cubrir com as ervas restantes e, com um garfo, perfurar os quatro lados da peça de modo a facilitar a penetração do tempero. Colocar num recipiente e tapar com película antiaderente. Deixar a marinar até ao dia seguinte. Não fazer batota, esta parte não é para saltar, pois de outro modo receio que o lombo não se porte tão bem como este se portou.
Retirar o lombo da marinada e reservar esta, retirando as ervas. Numa panela dourar a carne de todos os lados, selando por igual sua superfície de modo a reter os sucos. Aos poucos os sucos da carne irão formar um fundo escuro caramelizado, no fundo da panela. Despejar sobre o fundo da panela o caldo coado da marinada de forma a levantar a camada de suco da carne, caramelizando-a. Raspar bem o fundo da panela com uma colher de pau. Adicionar caldo de carne de modo a quase cobrir a peça de carne. Juntar uma folha de louro, tapar a panela e cozinhar em lume baixo.
Depois de cozinhar por trinta minutos, adicionar as batatas de forma que fiquem totalmente imersas no caldo. Quando estiverem macias e com a cor de ferrugem, retirar e separar. Manter na panela por mais alguns minutos o lombo imerso no seu molho até que este reduza o suficente ficando ligeiramente espesso. Colocar de volta as batatas. Servir com legumes cozidos.
7 comentários:
Espero que não te importes mas já anotei...
Parece deliciosa.
Bjs
Gostei muito! Vou guardar e experimentar cá em casa!
Beijoca *
Mariana
Parece-me uma delícia e olha que essa da moqueca de polvo e camarão deixou-me com a "pulga atrás da orelha", vou já a esse blogue procurar a receita.
bjs
que rico aspecto tem essa carne... e as batatas nem se fala.
o blog que indicaste é excelente.
beijocas
Deu vontade de dar uma garfada nessas batatas.
Fiquei com vontade de experimentar, a foto ficou boa por demais, emagine ao vivo?
Bjs.
É com tristeza que verifico que este espaço foi utilizado por anónimos para comentários inapropriados e ataques pessoais totalmente alheios a mim e ao conteúdo deste blog, os quais por motivos óbvios foram apagados. Peço que respeitem a autora, o teor e os utilizadores deste blog e que os comentários sejam relacionados com as postagens feitas.
Cristina
Enviar um comentário