domingo, setembro 16, 2007

Fôfo de peixe e espinafres


Agora que as coisas já acalmaram um pouco com a chegada da Maria e que a escola começou para a outra filhota, tenho vindo aos poucos a preparar algumas comidinhas diferentes dos pratos rápidos e "standard" que o pouco tempo disponivel me deixava. Com as férias vieram os grelhados, com a amamentação da bebé algumas restrições alimentares, de modo que cozinha foi algo que me passou ao lado estes três meses! Esta receita vem no número 92 da revista da Vaqueiro e ficou muito bem. Parece é que perdi um pouco a prática de tirar fotos, está um horror!!

- 400 gr. filetes de peixe
- 1 embalagem de espinafres com queijo (uso 4Salti)
- 2,5 dl. de leite
- 1 cebola
- 2 c. sopa de farinha
- 2 ovos
- 60 gr. margarina
- sal, pimenta, noz moscada

Temperar os filetes com sal, pimenta e o leite. Picar a cebola e alourar em metade da margarina. Juntar os filetes e deixar estufar, tapados, uns 5 minutos. Cozinhar os espinafres congelados, conforme as instruções na embalagem. Colocar num prato de forno os espinafres e por cima os filetes, reservando a gordura que ficou no tacho. Junta-se a esta a farinha e rega-se com o leite no qual temperaram os filetes. Levar a engrossar, mexendo sempre. Rectifique os temperos, juntando a noz-moscada. Adicione as gemas, mexendo energicamente e por fim, já fora do lume, incorpore as claras batidas em castelo bem firme. Deitar sobre os filetes e levar ao forno (225º) durante 15 minutos. Servir imediatamente (no nosso caso foi com arroz). Para os miudos é excelente, pois vai de espinafres e peixe mas eles nem piam, com o fofinho dos ovos a dar graça à coisa...

12 comentários:

julie sol disse...

Boa ideia, Para os miudos é excelente,uma receita saborosa de espinafres e peixe.tambem tenho que fazer o mesmo para os convencre a comer.
Vidinha de mama não é facil,organização a 100°/° para que não falte nada aos filhotes.

Andrea disse...

O nome está perfeito, parece mesmo fofo ;) E a foto parece-me muito bem! Bjs!

Manú disse...

Que fofa receita de fofo, amei o nome!!!
Hehehe!!! É um tipo de suflê, então? O recheio pode ser substituído, deve ficar bom com outras cositas também!
Um beijo!!!
Manú

Estrelinha disse...

q aspecto delicioso...
hmmmmm
^_^

as jornalistas disse...

Nossa, tudo de bom. Parabéns e saudações do Brasil!

Aline Tolotti. disse...

Só de olhar fiquei com água na boca!
Está linkada. Bjos e bom apetite!

Cabo Napol "eao" disse...

Já não postas nada aqui há muito tempo. Sentimos falta das tuas postagens...continua a postar que o teu postar tem graça e sabor ...

Pimpona by Nacos & Noc's disse...

Saudável e requintado.... gostei!
Beijinhos para a Maria Rita, é tão linda!!!! Parabéns!

joana pellerano disse...

Blogueiros gulosos do meu Brasil (e de Portugal),
Eu podia estar roubando, blá blá blá, mas na verdade venho é pedir sua ajuda mesmo. Acontece que já está na hora de mais um Menu For Hope, e dessa vez o Brasil foi convidado para entrar na dança.
Explico: o Menu For Hope foi criado há cinco anos por Pim Techamuanvivit, do blog Chez Pim (http://chezpim.typepad.com/), para ajudar as vítimas do Tsunami, e deu tão certo que vem arrecadando uma grana para boas causas desde então. Como? Leiloando doações de blogueiros do mundo todo; coisas como jantares em restaurantes, livros autografados, cestas com coisinhas gostosas típicas de uma determinada região. Em 2006 essa brincadeira arrecadou quase 63 mil dólares para o Programa Alimentar Mundial da ONU (http://www.wfp.org/portuguese/), e esse ano pretende direcionar a ajuda para um programa de alimentação escolar em Lesotho, na África.
Se você acha que pode ajudar essa causa bacana – seja doando um prêmio ou só divulgando o leilão no seu blog - entra lá no meu Apetite (http://apetite.blogspot.com/) para entender melhor como funciona a coisa.
Obrigada pela ajuda, amiguinhos.
Beijo,
Joana

Paulucha disse...

Muitos parabéns pela menina!
Adoro este blog!
Convido também para uma visitinha ao meu blog recém-nascido: www.allsogno.blogspot.com

Beijocas, Paulucha.

COZINHAR COM OS ANJOS disse...

Divino....receita para fazer.beijinhos doces

Menino Bonito disse...

Vou experimentar!
Tks