sábado, dezembro 30, 2006

Frango assado com alho e limão

Que pena que a tradução para português seja bem mais grosseira do que o nome original, em inglês, "Slow-roasted garlic and lemon chicken". Esta fabulosa receita vem no livro da Nigella Lawson, "Forever Summer", que desde já aconselho aos interessados na matéria. Não traz nada de muito complicado, as comidas que prescreve são leves e lembram a simplicidade dos pratos de Verão, embora possam ser feitas em qualquer altura do ano, como é o caso. A sua leveza soube-me lindamente, depois de tanta comida e fartura natalicia! Há alguns termos que são mais dificeis de transpor para a nossa gastronomia, mas regra geral basta saberem um nivel médio de inglês para chegar lá. Além de que a Nigella Lawson é super bonita e sexy, o que sempre dá um incentivo às senhoritas que queiram aventurar-se no mundo da cozinha. Ela é o exemplo vivo, ou pelo menos, faz-nos crer que cozinhar não tem de ser estafante e complicado, mas quem sabe, uma tarefa de contornos algo glamourosos...

- 1 e 1/2 frango (aprox. 2 Kg), cortados em pedaços (não mt pequenos)
- dentes de uma cabeça de alho, com a casca
- 2 limões (cortados em oito cada um)
- 1 pequeno ramo de tomilho fresco
- 1 dl. de azeite de oliveira
- 150 ml. vinho branco
- pimenta preta

Aqueçer o forno a 160ºC. Colocar os pedaços de frango num tabuleiro ou travessa de ir ao forno e juntar-lhes os dentes de alho, os quartos de limão e o tomilho. Separar gentilmente as folhas do tomilho e espalhar pelo frango, reservando algumas para mais tarde. Adicionar o azeite e com as mãos misturar bem todos os ingredientes, tendo o cuidado de deixar os pedaços de frango com a pele para cima.
Espalhar o vinho branco e a pimenta por cima. Cobrir com uma folha de alumínio e colocar no forno, em lume baixo a moderado, cerca de 2 horas.
Retirar a folha de aluminio e aumentar o forno para 200ºC. Deixar cozinhar o frango, destapado, mais uns 45 minutos, até que a pele da carne esteja dourada e os limões começem a caramelisar, nas pontas. Serve 4 a 6 pessoas.

Fica aqui o aviso. Os limões vão dar uma tonalidade bem amarga ao frango. Eu adorei, mas o meu marido detestou, por isso NÃO FAÇAM se não gostarem ou para pessoas que não gostem deste gosto alimonado no frango! Em alternativa, utilizem apenas um limão, se bem que aí já vai ser um assado mais vulgar.

9 comentários:

avental disse...

Aqueles aa todos e o ditongo nasal "escuro" de limão dão cabo da musicalidade do título, musicalidade muito presente no original pela alternância vocálica, numa escala quase perfeita. Tem toda a razão.

O frango deve ser bem desenjoativo.

Patricia Scarpin disse...

Cris, que franguinho bom! Gostei!

Fiz uma receita deste livro dela no Ano Novo, peguei do programa de TV pq este livro não tenho. Muito bom, talvez eu o compre!

Paula disse...

Cristina, desejo-lhe um bom ano 2007 e muitos parabéns pelo rebentinho que aí vem! :)

Akemi disse...

Ótima sugestão!

Cristina disse...

Cá por Portugal não passa o programa dela, mas já sei que lá fora é um sucesso! O livro é muito acessivel e as fotos são luxuriantes, é visualmente muito apelativo ;)

Obrigado Paula, ainda falta um pouco mas já estou cheia de expectativas!!! Bom 2007 para si tb.

Montez disse...

Como visitante assíduo, gostaria muito de vos receber em www.hojehapipis.blogspot.com.

Valentina disse...

Cristina, antes de mais nada Feliz Ano Novo! Conehco esta receita e realmente é uma delícia. '#otima escolha.bjs

maria-joão disse...

Reparei que não é mencionado o sal.
Será porque é uma coisa que toda a gente sabe, ou será que é mesmo dispensavel?

Cristina disse...

Olá Maria João!

Foi mesmo lapso meu, pois ao fazer a tradução da receita original, o sal ficou pelo caminho ;) Os pedaços de frango são temperados de sal antes de irem ao tabuleiro de forno.