sábado, setembro 16, 2006

Etiqueta


Não podia deixar de responder ao desafio colocado pela Elvira. Tanto ela como a Colher de Pau resumiram na perfeição aquilo que considero ser boa educação à mesa, pelo que saliento só alguns aspectos:

- Sentar-se à mesa com vontade e o paladar bem predisposto para experimentar sabores e comidas diferentes do que conhece e come habitualmente. Não há nada que me irrite mais do que pessoas esquisitas e retraidas com algum prato que seja novidade, então quando alguém me diz que não gosta sem ter provado, até fervo!
- A menos que seja para fazer comentários apreciativos, é muito feio criticar o que é servido, dizer que podia ter mais disto ou mais daquilo, etc. Se não for para dizer bem, boca fechada...
- Não fumar durante a refeição, sobretudo quando se encontram não fumadores. Estar a comer e levar ao mesmo tempo com fumo é mesmo muito desagradável (para mim!!!), embora já não diga que não a um cigarro bem apreciado no fim de um bom repasto :)
- Panelas, plásticos, frigideiras à mesa, só mesmo em dia de correria!
- Dispor uma mesa bonita, se bem que simples, quando se tem convidados, é agradável para eles e a refeição ganha um contexto de hospitalidade mais forte. Não sou adepta de muito talher, muito copo, mas gosto de mostrar uns pratos bonitos, uns marcadores, um arranjo de flores discreto. Bem, isto já são manias, não é obrigatório em termos de educação.
- Não arrotar à mesa .... é pavoroso!

Fora isso, venham as jantaradas... :)

4 comentários:

kuka disse...

Arrotar sem pedir licença é que é feio! E nada de pedir licença antes! Primeiro arrota-se. Não um arroto qualquer! Tem de ser bem sonoro e marcado. E só depois se pede então educadamente: "Com licença".

Elvira disse...

Obrigada por ter respondido, querida Cristina! :-)

Mónica disse...

depois de ler todos os desafios da "Etiqueta" não me resta acrescentar nada...

um beijinho para ti e para a tua filhota!
(está a correr bem o inicio do ano lectivo?)

R.correia disse...

realmente á pessoas que adoram fazer criticas ao prato servido mesmo antes de o provar,acho muito feio,mas que se pode fazer.pessoas sem gosto!