sexta-feira, setembro 01, 2006

Dourada assada no forno


Este peixe fica óptimo e não tem nada que saber. Em 10 minutos está pronto para ir ao forno. Só é preciso ter em atenção a quantidade de sal que se adiciona à pasta, pois a massa de pimentão já é por si bem salgada. Pode ser igualmente feito com outros peixes, como o pargo, por exemplo.

- Uma dourada com cerca de 1,5 Kg
- 4 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de pimentão
- 1 pequeno molho de coentros
- sal e azeite q.b.

Começa-se por limpar e lavar o peixe, fazendo-lhe depois uns cortes no lombo, na diagonal. Colocar no recipiente da picadora 1,2,3 os coentros, o sal, o alho, a massa de pimentão e 2 dl de azeite (para os mais tradicionais há sempre a opção do almofariz). Antes de ter a filhota também lhe juntava uma pequena malagueta, fica muito gostoso. Picar até os ingredientes estarem bem misturados e quase fazer uma pasta. Barra-se o peixe com esta pasta e coloca-se numa travessa, untada com azeite, para ir ao forno.


Levar ao forno, a cerca de 170º, regando o peixe de tempos a tempos com o próprio molho. Se achar que está a secar muito, vá borrifando com água e azeite. Serve-se com batata cozida com casca.

5 comentários:

Elvira disse...

A minha maneira favorita de cozinhar peixe! Que bom!

Senhor Prendado disse...

Olá Cristina
Uma beleza o seu blog.

Sobre a receita de polpettone:
claro, pode usar qualquer pão; a denominação "pão frances" que usamos aqui mais se refere ao tamanho do pão.
Por "farinha de rosca" entenda farinha de pão torrado, moída.

Um forte abraço
JB

Anónimo disse...

Parece ser uma delícia.

Anónimo disse...

Nunca utilizei massa de pimentão para cozinhar peixe no forno,mas não deixa de me suscitar alguma curiosidade, acho k vou experimentar...Normalmente costumo fazer o peixe de uma forma mto simples, coloco uma cebola bem grande no fundo do recipiente, por cima vai o peixe com um pouco de flor de sal( o peixe deixo ao vosso gosto )e as batatas à volta do dito.Finalizo com mais uma cebola grande e disponho pedaços de manteiga por cima,mas pouca.Rego tudo com um bom vinho branco ( tenho sempre à mão um vidigueira...),azeite qb e polvilho com um pouco de colorau. Vai ao forno e fica óptimo!

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado