domingo, agosto 06, 2006

Salada de camarão com canónigos


Esta história dos canónigos é recente para mim, pois só me dei conta de que existia tal coisa há cerca de um ano, quando começei a utilizar mais daqueles legumes já lavados e embalados, que se vendem agora na maioria dos supermercados. O certo é que já me rendi ao seu sabor, entre o ácido do agrião e o sabor mais suave do espinafre, além de que as folhas são tenrinhas, muito agradáveis de ingerir. De qualquer forma, se não conseguirem encontrá-los, façam esta salada com agrião, pois fica também muito boa , na minha opinião. Nestes dias de calor, nada há mais agradável que uma salada fresca, acompanhada de um bom sumo de fruta.

Ingredientes:

- 300 gr. de camarão pequeno descascado
- 100 gr. de rebentos de soja
- 200 gr. de folhas de canónigos
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de chá de açúcar mascavado

- 2 dentes de alho
- sal, pimenta branca e margarina


Derreta um pouco de margarina num wok e salteie o alho picado. Junte o camarão, deixando saltear e mexendo durante cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta moída na altura. Lave e escorra os rebentos de soja e junte-os ao camarão. Deixe saltear uns 2 minutos e adicione uma mistura feita com o molho de soja, o vinagre e o óleo. Polvilhe com o açúcar mascavado e mexa. Retire do lume e deixe arrefecer. Numa saladeira, disponha as folhas de canónigos e por cima a mistura dos camarões. Por fim salpique com as sementes de sésamo. Normalmente só antes de servir é que misturo tudo, para as folhas de canónigos ficarem com o gosto do molho doce. Experimentei esta salada a partir de uma receita da revista "Saberes e Sabores", e devo dizer que é óptima, além de bastante rápida de fazer.

6 comentários:

Mónica disse...

eu não conheçia os canónigos, mas parece apetitoso

;-)

Anónimo disse...

E é mesmo Mónica! Tem um gosto ligeiramente amargo, como o agrião, mas com o molho agridoce a combinação fica cinco estrelas ;) E pode-se usar na sopa, tb fica muito bom. Só é pena não encontrar estas verdurinhas sem ser empacotadas... *

Elvira disse...

Que saladinha fresca e leve! Doravante, vou pensar em usar mais canónigos.

Cristina disse...

É isso mesmo, improvisação! Estou certa que ficou bom, então com rúcula, eu adoro!! Hei-de experimentar um dia :)

APC disse...

Hum... Magnífico aspecto!!! :-)

isa disse...

Hum hum...
Vou experimentar já amanhã!
Depois conto como foi.