quinta-feira, julho 27, 2006

Raviolis com camarão e courgettes

Para este prato utilizei os raviolis frescos, recheados com cogumelos, da Milaneza. O aneto é uma erva, género um funcho de folhas pequeninas, muito aromático e que normalmente utilizo quando faço peixe cozido, já que lhe dá um gosto especial. Como nem sempre encontro rúcula, ignorei-a destavez e ficou óptimo na mesma, por isso sugiro que façam o mesmo.


Ingredientes:

- 2 courgettes
- 100 gr. de rúcula (opcional)
- 100 gr. ervilhas
- 50 gr. manteiga
- 250 gr. de camarão descascado
- 4 cl. vinho branco
- 1 pacote de natas
- 500 gr. de massa recheada com cogumelos (raviolis, tortellini)
- 20 gr. de aneto picado
- sal, pimenta branca, azeite

Lava-se as courgettes, retiram-se as extremidades e cortam-se às rodelas (sim, com casca!). Pica-se a rúcula. Escalda-se as ervilhas em água a ferver, ligeiramente salgada, cerca de 5 minutos. Passado esse tempo junta-se as courgettes e a rúcola mais 2 minutos. É importante respeitar estes tempos, sobretudo pelas courgettes, que cozem muito depressa, o que não nos convém, pois começam a desfazer. Põe-se a escorrer. Numa frigideira larga derrete-se a manteiga e junta-se a mistura dos legumes, bem escorrida. Passados 5 minutos junta-se os camarões e o vinho branco e mexe-se.
Tempera-se com o sal e a pimenta branca.


Tapa-se e fica a cozinhar em lume médio, uns 10 minutos, até os camarões estarem cozidos, mexendo de vez em quando. Se o molho secar muito adicione água ou mais um pouco de vinho branco. Junta-se as natas e mistura-se bem. Coze-se a massa à parte. Depois de bem escorrida, deita-se o molho por cima desta e salpica-se com o aneto picado.

2 comentários:

Elvira disse...

Mas que blogue apetecível! Vou já linkar para voltar muitas vezes.

Um abraço.

Cristina disse...

Obrigado!

Ainda está muito "verde", mas está a dar-me muito gosto fazer!