segunda-feira, abril 30, 2012

Blondie (to die for)


No próximo mês de Junho este blogue faria dois anos sem actualizações. Muitas pessoas, amigos e conhecidos me têm perguntado, ao longo deste tempo, para quando um regresso às postagens, ao que eu respondo invariávelmente com um sorriso amarelo e um lacónico "Não sei, para já não dá, não tenho tempo...!" Nunca pus de parte a ideia de voltar a investir neste espaço, mas também nunca fiz planos ou estabeleci limites para o fazer. O certo é que, embora não o tendo registado por aqui, ao longo desta ausência tenho continuado sempre a cozinhar, a experimentar receitas, a ler e falar sobre comida e cozinha, ou não fosse esta uma paixão que não tenho forma de explicar e uma das tarefas que mais prazer me dá no meu corre-corre diário. Até que em mais uma tarde de experiências saiu este blondie, alternativa ao clássico brownie, que morno se derrete na boca e perfuma com baunilha toda a casa, e eu percebi que se há prazeres que têm de ser obrigatóriamente partilhados aqui, este é com toda a certeza um deles.



Ingredientes (cerca de 12 porções):

- 130 gr. de nozes pecans
- 150 gr. de chocolate branco, grosseiramente picado
- 2 ovos
- 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
- 125 gr. de manteiga sem sal
- 150 gr. de açúcar
- 200 gr. de farinha fina
- 1 pitada de sal

1 tabuleiro de forno, com medidas aproximadamente 33x23x5 cm, forrado com papel vegetal

Aqueçer o forno a 170ºC.

Colocar o chocolate branco e a manteiga numa tigela que possa ir a banho-maria e levar a derreter, tendo cuidado para que a base da tigela não toque na àgua fervente. Deixar ao lume até que o chocolate tenha derretido completamente.

Retirar do lume e adicionar o açúcar, misturando muito bem. Neste ponto transferi tudo para a tigela da batedeira, porque com o açúcar a mistura fica muito pastosa e é dificil incorporar a manteiga derretida. Quando a mistura já estiver cremosa, juntar os ovos e o extrato de baunilha, mexendo activamente para que os mesmos não talhem. Juntar a farinha, o sal e as nozes pecan, até estas estarem bem dispersas na massa.

Colocar a massa num tabuleiro rectangular ou quadrado (com medidas aproximadas a 33 x 23 x 5 cm), forrado com papel vegetal. Levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos, até que a superfície esteja dourada mas o centro ainda esteja macio. Deixar arrefecer completamente antes de servir.

* Receita retirada do livro "The hummingbird bakery cookbook" (Tarek Malouf and The Hummingbird Bakers)

8 comentários:

Susana Gomes disse...

Cristina, e que bom que o viste partilhar connosco.
Sem obrigações nem compromissos, apenas com a vontade de nos fazer chegar o perfume destas fatias que só prometem coisas boas!!
Bjs

Susana disse...

Olá Cristina, sou sua leitora à muito tempo. Tinha pena do blogue estar parado, mas agora fiquei contente com esse regresso :)
A receita não podia ter sido melhor, ainda estou babando só de olhar para a foto :) Espero vir a ver muitas receitas mais iguais a esta.

Beijinhos e um bom regresso.

Luisa Alexandra disse...

Sempre gostei imenso do que por aqui colocas e, com regularidade ou não nas postagens, continuarei a visitar-te sempre que coloques algo novo!

Beijinho!

A Paixão da Isa disse...

que bom ver-te de novo e com esta maravilha adorei bjs e tudo e bom para ti bjs

Sandra G disse...

Eu vou gostar muito disso!!

é bom partilhar essas coisas boas!

Bjs

® disse...

Cris!!
Nem acreditei quando entro em sua
cozinha e sinto o cheirinho de
tinta fresca... novidades,
panelas no fogo e você de volta...
que feliz!!
Sempre venho aqui, pq tinha essa
esperança... vc fez falta minha
amiga, muita falta!
Um bejim grande no seu coração,
Vinni

Dulce Caldeira disse...

Olá Cristina, fiquei contente com o regresso, este blondie está fantástico;)
Um beijinho.

Anónimo disse...

olá! onde se compra nozes pecan? Obrigado