quinta-feira, agosto 20, 2009

Pão Saloio (Bolinhas)


Há algum tempo atrás nem me passava pela cabeça fazer pão de manhã num dia de semana de trabalho, como foi o caso destes. Bem, não me passava pela cabeça fazer pão em casa sequer! Com a ajuda da máquina do pão, da batedeira ou de uma Bimby, o processo é verdadeiramente simples! Os bimbinhos da foto resultam da receita do livro-base da TM31, mas no blog da Luisa Alexandra, há além destas, a versão para a máquina de fazer pão. Já ninguém tem desculpa para não fazer pão em casa!

Ingredientes:

- 330 gr. água
- 2 clh. chá de sal
- 1 saqueta de fermipan ou 40 gr. de fermento fresco
- 500 gr. de farinha

Preparação na Bimby: Colocar no copo a água e o sal e programar 2 mins., temp. 37º em vel.2. Juntar metade da farinha e o fermento. Misturar 8 segs. vel.6. Juntar a restante farinha e amassar 2 min., vel.espiga. Deitar num recipiente untado com azeite e deixe levedar até duplicar de volume. Moldar bolinhas, salpicá-las levemente de farinha e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal ou folha de silicone, também este polvilhado com farinha. Levar ao forno a temperatura 220ºC.

Preparação Manual: Numa tigela misturar a farinha com o fermento seco. Se utilizar fermento fresco, dissolvê-lo com as pontas dos dedos na farinha, como se estivesse a fazer um crumble. Dissolver o sal na água morna e de seguida verter sobre a farinha. Com uma mão segurar a tigela e com a outra misturar os ingredientes, até que a massa começe a formar-se, cerca de 2 a 3 minutos. Com a ajuda de uma espátula, disponha a massa na superficie onde a vai trabalhar e amassar, até se obter uma massa elástica e lisa. No inicio estará peganhenta, mas resista a juntar-lhe mais farinha, pois ela irá á medida que é amassada, ganhar consistência. Formar uma bola e deixar a repousar cerca de uma hora, numa tigela salpicada com farinha e tapada com um pano, até que a massa duplique de volume. Moldar bolinhas, salpicá-las levemente de farinha e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal ou folha de silicone, também este polvilhado com farinha. Levar ao forno a temperatura 220ºC.

Preparação na batedeira fixa (gancho de amassar): Colocar a farinha na taça da batedeira e misturar o fermento seco, ou em alternativa, o fermento fresco, dissolvendo-o com as pontas dos dedos na farinha, como se estivesse a fazer um crumble. Colocar a batedeira na velocidade mais baixa, adicionando o sal e depois a água. Misturar 2 minutos e aumentar a velocidade para o nivel seguinte. Amassar cerca de 8 minutos, até que a massa se apresente firme e lisa. Formar uma bola e deixar a repousar cerca de uma hora, numa tigela salpicada com farinha e tapada com um pano, até que a massa duplique de volume. Moldar bolinhas, salpicá-las levemente de farinha e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal ou folha de silicone, também este polvilhado com farinha. Levar ao forno a temperatura 220ºC.



* Versão manual adaptada a partir da técnica descrita no livro "Dough", de Richard Bertinet.

34 comentários:

Abelha Maia disse...

Hummm tão bom até sinto o cheirinho, e a manteiga barrada, que maravilha.
bjsss

Luisa Alexandra disse...

Tão lindas!!!!
Apetece mesmo ir para a cozinha e fazer umas também!

Mary disse...

Cristina,
Que lindos ficaram essas bolinhos.
tenho que experimentar.



bjs

Tânia disse...

Cristina...não há nada mais gostoso do que cheirinho de pão quente, principalmente os feitos em casa!
Concordo contigo! Eu faço parte da geração "comodidade" e me arrisco a fazer qualquer pão desde que na panificadora!hehe
Estes seus ficaram realmente tentadores!
Beijinhos

Soraya disse...

É engraçado, já viste bem que com estas modernices de máquinas para isto e para aquilo estamos a tornar-nos numas verdadeiras donas de casa "à antiga". Até já fazemos pão.
Este ficou com um excelente aspecto. Eu já experimentei esta receita, mas fiz em pão grande e gostámos muito. Agora vou experimentar estas bolinhas.

Beijinho

Tangerina disse...

Estão lindas as tuas bolinhas :) Eu com a MFP tenho-me tornado preguiçosa e só faço pão de forma... ou melhor... ela faz :)))

Beijinhos,
Carlota

Paladares da Isa disse...

Cristina,

Essas bolinhas ficaram perfeitas.
Mesmo ao meu gosto!!!
As fotos estão lindas
Bjos

Unknown disse...

Adoro esta ideia...e agora também tenho uma bimby...estou ainda a começar. Beijinhossssssss

Nela disse...

Cristina querida, lindo nome igual ao da minha sobrinha mais velha que é Ana Cristina, e toda a pessoas a tratam por Ana, mas eu como sou diferente tenho k a tratar por Cris ;) Que belo cheirinho fica pela casa quando fazemos pão, tb não passo sem o fazer, mas estas tuas bolinhas ficaram lindasss parabéns querida. E sabes como eu te compreendo com a preguiça ;) mas tenho tido tanto trabalho mal entrei, k mal tenho tempo para dormir, o k me atormenta amiga, beijinhos e obrigada.

® disse...

Cris!!!
Imagine!!! Vc falando que nem mineiro?!..rsrs...eu iria amaaar...
(sei q os portugueses ñ gostam muito, mas existem mtos brasileiros por aí trabalhando e de Minas Gerais então...um monte!!).Tenho amigos em Carregado e Cascais :)
Eu amo o jeito que vcs falam, tentei aprender qdo estive aí, mas o português é correto demais...rs e vcs falam rapidinho...'ora pois'!!

Sobre esse pão...hummm..eu amo...quentinho então!!
Vc é muito chique tem máquina para fazer e uma cesta linda para colocá-los...áiái..um dia chego lá...rs

Depois me passe seu email pra eu te escrever algo, tá?!
amehliadigital@yahoo.com.br

Um bejim prá vc e prá Maria Rita!

(ps: acho q ñ deixei espaço p mais ninguém escrever...rs)

SoraiaSilva disse...

Que bolinhas lindas!!
Só de imaginar o cheiro delas e a manteiga a derreter até faz crescer água na boca.. Hummm...
Beijinhos*

Anónimo disse...

eu a ultima resistente continuo com desculpa para nao fazer pao... :(
Mas este com com muito bom aspecto ia ja um com mateiguinha :)
beijos

ameixa seca disse...

Eu só como pão feito em casa mas não dispenso a minha MFP :) Belas bolitas, ia agora uma ao lanche!

♥ mesa para 4 disse...

Ai que me vai dar uam coisa má e aculpa é tua hehe estão maravihosos, mesmo como eu gosto :*

sushibaby disse...

Lindas e com manteiga devem ficar uma delicia...

Nana disse...

Cris,eu sou suspeita, amo pão!!
Bjss linda

G' disse...

Deve ser uma delícia poder acordar de manhã e comer estas bolinhas bem frescas e quentinhas com um bocadinho de manteiga :)

Beijinhos*

Vânia Costa disse...

Cristina ficaram lindas =) é mesmo como tu dizes, já não há desculpa apra não fazer pão em casa!
Beijinho*

Carolina Andrade disse...

Pãezinhos são sempre bem vindos né!! Com uma manteiguinha arraza. Grande beijo

Sandra G disse...

Adoro pão e esse está com um aspecto, hummmmm

Beijinhos

Velminha disse...

Cristina,

Que receita deliciosa para uma manhã ou tarde...com café, chá e amigos reunidos!
Um abraço,
Velma

http://tudibaouai.blogspot.com

Susana Gomes disse...

Querida, ficaram lindas.
E fazer pão caseiro torna-se um vício - depois de se entranhar, estamos feitas! :)

Tenho o "Dough" na minha lista de compras, quero muuuito. :)

Romy Almeida disse...

Adoro o pão acabadinho de sair do forno!!! com manteiga a derreter!!!

ai ai... que saudades :-/

Bjokas***

Rachel disse...

Olá Cristina, vim te visitar e gostei muito daqui, esse pãozinho acabou de entrar na minha listinha, aproveito pra convidar vc pra me visitar tb ok?! Bjuss!!!

http://nabiroskinha.blogspot.com/

Paula Pacheco disse...

Cristina..o pão ficou muito fofo, o que adorei foi esse nome "saloio", acho que significa "maluco"??? Ouvia meus pais falarem isso, era muito engraçado, as vezes ainda escuto :"golo"...e lembro de onde eles vieram...
bejinhos,
Paula

Ana Powell disse...

Olá Cristina
Excelentes pãezinhos e a 1º foto está bem bonita.
Feliz fim de semana x

Cláudia Marques disse...

Olá Cristina

vim cá parar num rico dia! é que eu sou uma das "raridades" que ainda não fez pão em casa :)) e se eu gosto de pão! Mas nunca me atrevi.
Claro que depois de ver essas bolinhas com aspecto de terem acabado de sair de uma boa padaria, fico com mais vontade...
gostei muito do blog
bjs

Helena disse...

Cristina
Quem me dera essas bolinhas para o meu pequeno almoço..
Adorei o aspecto rustico!
Beijinhos

moranguita disse...

cristina se ha coisa que gosto e muito e de pao acabado d sair do forno com manteiga hummmmmmmmmm
beijinhos

anareis disse...

Querida(o) nova(o) amiga(o), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção

Andreia Cambez disse...

Nhammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Ja ia uma bolinha para o meu pequeno almoço :D
JInhussssssssssss

Erva Doce e Canela disse...

A MFP é uma ajuda preciosa! Estas bolinhas ficaram excelentes!!! Para quê comprá-las na padaria, se podemos faze-las em casa?! Parabéns ficaram lindas! Bjcs

Isabel disse...

Olá Cristina,
na verdade vim espreitar o teu blog porque vou ao encontro de blogueiras da Ameixinha e ainda não conheço alguns blogs. Era o caso do teu.
Adorei esses pãezinhos, ficaram mesmo lindos e apetitosos. Nunca fiz pão em casa, mas um dia destes vou experimentar.
Bjs e (parece que) até sábado!

G' disse...

Só agora é que vi o teu comentário nas 'Ffrancesinhas' do meu blog. O molho compra'se nos supeermercados e hipermercados. E, se não me engano, costumo comprar o meu no Pingo Doce. O molho é bastante bom, só é um bocadinho menos picante do que os caseiros, mas isso também é uma questão de gosto.

Beijinhos grandes*