domingo, agosto 16, 2009

Bacalhau Assado na Brasa


Olá meus amigos! Estou de regresso após umas revigorantes férias passadas na companhia da minha familia, ainda a preparar-me e a adaptar o corpo e a mente para a mudança de ritmo e a labuta que se aproxima. Em termos gastronómicos não fiz nada de especial. A minha filha ainda aqui em Lisboa antes de irmos já dizia que uma das coisas que gostava no Algarve era aquela "frigideira" grande onde o papá fazia a comida (referindo-se ao braseiro). De facto o maridão gosta e tem paciência para acender brasas quase todos os dias, portanto os grelhados foram reis e senhores dos jantares estivais. Aproveitámos os bons peixes e mariscos do sul e a coisa andou pelas douradas, os besugos (estavam enormes!!), as sardinhadas, os camarões, as saladinhas de lulas ou polvo, ameijoas. Não faltou também uma boa picanha e uns entrecostos assados, ou seja, tratámo-nos muito mal, como podem calcular!!! Tudo devidamente acompanhado com saladinhas bem temperadas, com sal grosso e oregãos. Não poderia faltar o mítico bacalhau assado na brasa, uma receita emblemática dos nosso verões algarvios e aprendida com a minha tia-avó. Não tem nada que saber, mas acontece que depois de estarem assadas as postas, desfiamos em lascas e juntamos-lhes doses generosas de azeite do bom fervido préviamente com rodelinhas de alho picado. Com uma boa batata cozida com casca, salada com pimento verde assado e uma cervejinha a acompanhar, é fácil perdermo-nos na lassidão do ócio e no conforto destes paladares puristas, tão ao meu gosto.

25 comentários:

sushibaby disse...

Quem pode resistir a um belo bacalhau na brasa, eu não...

♥ mesa para 4 disse...

Ui que ricas férias ;) aqui as brasas tb são feitas todos os dias...adorei esse bacalhau, adoro bacalhau assado.
Bom regresso :*

RUI disse...

Olá, minha Amiga: você quase que me fez chorar a lembrar essas "comidinhas"...!!! O besugo, o polvo, o bacalhau, as saladinhas "ao nosso gosto"...ihhhh... tanta coisa BOAAAAA... !!!
Bom regresso de Férias.
Abração do
Rui
1lindomenino

Glorinha -Café com Bolo disse...

Ai que delícia! Sou louca por bacalhau na brasa e meu marido, como bom filho de português, é fã de sardinhas na brasa....fiquei com água na boca....me deu muitas saudades de Portugal.
um beijo!

Cristina disse...

Olá Glorinha, muito obrigado pelas visitas e comentários ao meu blog! Quando estava de férias cheguei a cá espreitar no teu, mas sem tempo para mais. Fiquei louca com esta reportagem de Roma, pois estive lá há uns tempos e se outros houve que visitei e que não espero nem desejo voltar, Roma não é desses. É uma cidade muito marcante e ficou igualmente no meu coração :) Recordo-me vividamente de beber um frappé de limão numa esplanada da Piazza Navona, o peso da história quando se passeia no Coliseu, a beleza da capela Sistina, os magnificos museus do Vaticano. Até as ruas são bonitas, parece que respiramos história viva em todo o lado. Não há palavras de facto. E nem comento a gastronomia... uma das melhores no mundo, para mim!

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Um bacalhau na brasa, regado com azeite e alho, também não faltou nas nossas férias!
Beijinhos

Paula Pacheco disse...

Cristina, este bacalhau esta de arrepiar...gosto de visitar os blogs além mar por causa disso as receitas de muitos peixes,crustaceos...ai ai ai como eu gosto disso, sem contar a amizade claro, este bacalhau esta com um aspecto divino, que bom que voltou, já estava com saudades de você...viu as fotos que te mandei?
beijos,
Paula

Soraya disse...

Foram uns dias muito bem passados, tenho a certeza. As minhas ainda não chegaram, ainda falta uma semana (uf), mas depois vão ser 4 semanas de dolce fare (quase) niente...
Adorei o bacalhau. Sabe mesmo a Verão.
Força para o regresso.

ameixa seca disse...

Que delícia, eu adoro mariscos e bacalhau... já para não falar das batatas :)

Susana Gomes disse...

Este prato é daqueles que só me sabe bem preparado pelo meu pai!

Mas só de ver a foto fiquei com vontade de comer.

Verão - férias - churrasco, são uma tríade de sucesso garantido e vejo que não faltaram petiscos nessa "frigideira grande"! :) :) :)

Beijinhos.

Anónimo disse...

adoro bacalhau assado na brasa, é tao bom... sabe tao bem... e é saudavel... volta e meia é algo que se faz aqui pela tasca

beijinho

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Cristina, que lindo me parece apetitoso parabéns e que bom que vc voltou, bjos querida!!!

Vânia Costa disse...

Cristininha,
Espero que as férias tenham sido mesmo revigorantes e que te tenham sabido mesmo bem... As regalias gastronómicas das férias são qualquer coisas... Ai ai... Só coisinhas boas, ainda por cima nas brasas que sabem sempre melhor...
Bem, é pa mandar beijinho e dizer que as visitas agora serão mais curtas, porque estou sem portátil até Setembro... avariou!
Beijoca* vou dando uma olhadela sempre que puder!

Glorinha -Café com Bolo disse...

Oi Cristina, obrigada pelas palavras e por ter gostado das minhas "reportagens".
Comi umas lulas recheadas em Florença que nunca mais vou esquecer....vc tem alguma receita de como fazê-las?
Espero que volte sempre ao meu blog...pois adorei o seu e agora, sou sua leitora assídua.

Carolina Andrade disse...

Esse bacalhau deve ser divino...Grande beijo

Luisa Alexandra disse...

Parece que se trataram bem durante as férias!
Com essa descrição já me abriste o apetite!

SoraiaSilva disse...

Benvinda Cristina!! Ainda bem que tudo correu bem.. :D
Quanto a esse bacalhau está I-R-R-E-S-I-S-T-Í-V-E-L!!
Beijinhos*

Mary disse...

Olá Cristina.
Bom regresso tb para ti.
Esse bacalhau está com um ar delicioso,e que saudades que tenho de um bacalhau assado um deste dia faço pois por onde andei Espanha bacalhau assado não se vê :)

bjs

Patanisca disse...

Adoro bacalhau na brasa, costumo fazer uma receita parecida mas acompanho sempre com rodelas de laranja, fica muito bom.
Ah, e quanto às tuas dúvidas sobre o queijo fresco... tens mesmo que experimentar. O sabor não se compara com os queijos de compra, experimenta começar com uma quantidade pequena para provar, vais ver que não te arrependes!!
Bjs.

Abelha Maia disse...

Bem-Vinda, ainda bem que tudo correu pelo melhor e que te tratastes tão malll.
O meu marido adora o bacalhau desta maneira.
bjssss

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Olá Cristina.. pois cá estamos.. acabou mas soube bem..é o importante..sabes eu não sou nada daquelas.. ai acabou que chato..não acabou..foi bom e agora que venham as próximas para curtirmos mais ainda.... não há nada como ser feliz..estar de bem com a vida..
adorei o teu bacalhau.. ando com muitas saudades de grelhados vou copiar o teu bacalhau :D
beijocas e obrigada pelo carinho

Sandra G disse...

Bacalhau assado na brasa é tão bom.

É assim mesmo férias é para fazer petiscos, e pelo que li os teus foram muito bons.

Beijinhos

moranguita disse...

cristina bem vinda de volta a labuta. ui eu bem que ia de ferias ja d novo, este e um partoq ue amamos ca em casa e e feito vezes sem conta.
beijinhos e uma boa semana

disse...

é como tradicional... mas ainda assim uma maravilha!

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado