terça-feira, julho 07, 2009

Doce de Cereja


Ando com esta receita há não sei quanto tempo para postar, e antes que se acabem as cerejas, aqui vai ela. É simplesmente o melhor-delicioso-viciante-perfeito doce de cereja, o meu favorito e que espalhado em torradas me fazem começar bem de mais o dia! A canela dá-lhe uma graça especial, salienta o "doce" em si. No final não sabe só a açúcar, como alguns doces de compra, em cada trinca o sabor da cereja permanece, prolonga-se e faz-nos querer mais. Na Bimby torna-se facílimo de fazer, já que a menina ajuda a retirar os caroços, dica valiosa partilhada pela Canela, e como tem constante rotação não necessitamos de andar a mexer, o doce não queima, não pega e podemos triturar ao ponto que desejamos.


Ingredientes:

- 1 Kg de cerejas (variedade escura e que estejam bem maduras)
- 250 gr. de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 casca grande de limão

Estas quantidades rendem 2 frascos grandes.

Preparação na Bimby: Colocar no copo as cerejas, lavadas e sem pé, com a borboleta encaixada, quantidades entre 300 a 400 gramas, como aconselhado pela Canela, e programar vel. 3 inversa. Ao fim de 20 segundos começa-se a ouvir um ruído diferente, o dos caroços a bater no metal do copo, e ao fim de 40 segundos a maior parte já está solta. Retirar, reservar e repetir a operação tantas vezes quantas as necessárias. Ir reservando para uma tigela à parte. Retirar os caroços, e colocar novamente no copo, juntamente com o açúcar, um pau de canela e uma casca bem grande de limão. Esta questão de podermos controlar a quantidade de açúcar é uma das coisas que mais gosto ao fazer este doce, pois acaba por ser reduzida, se compararmos com a maioria das receitas, mas no final fica docinho e excelente, nem se nota que tem menos açúcar.


Programar 20 minutos, vel. 1 temp. 100 (deixei a borboleta colocada). Ao fim de 10 minutos retirar o copinho e colocar o cesto, para evitar os salpicos. Achei que continuava muito liquido após os 20 minutos, por isso levei mais 15 minutos em temp. Varoma, vel. 2. Após isto havia alguns pedaços muito grandes de cereja, de modo que triturei alguns segundos em vel. 5 (não muito, pois gosto de sentir os pedacinhos). Colocar o doce em frascos esterilizados. Não sei quanto tempo aguenta. Sei que passado três semanas há um restinho de um só frasco, o outro voou logo, e está como se tivesse sido feito ontem.


Preparação Tradicional: Apesar de não ter testado desta forma, apresento uma sugestão de como o faria sem a Bimby, baseando-me em várias receitas que vi, nomeadamente
esta da Colher-de-Pau. Assim sendo, após lavar, retirar os pés e descaroçar as cerejas (poderão recorrer a um aparelhómetro próprio para retirar os caroços) colocaria a macerar as cerejas alternadamente com o açúcar, numa panela alta, cerca de 12 horas. Levaria ao lume baixo, mexendo com alguma regularidade, até que o sumo libertado pela cereja evapore e alcançe a consistência desejada.

18 comentários:

risonha disse...

cá está.... falta o aparelhómetro para descaroçar as ditas cerejas.. lol
o doce tem um aspecto fantástico.

Cristina disse...

Estamos em sintonia com as cerejas Risonha!!! :)

Cabra Caprichosa disse...

hummmm docinho de cereja!!! Tão Bom!!! ADORO CEREJAS!!! Doce de Cereja então..........

Luisa Alexandra disse...

A Bimby sem dúvida que nos facilita muito a execução dos doces, nunca fiz tantos como agora!
Ficou com uma cor linda!

Odete disse...

Boa ideia essa de tirar os carocos. Mas nao tenho essa maquina, entao tenho ficado com as unhas encardidas com o sumo...fazer o que? Ja que as cerejas estam em fartura, acho que vou me render a esse doce tambem.
;>)

Patanisca disse...

Deve ser uma delícia. Não tenho bimby, mas de certeza que fica uma maravilha na MFP. Beijinhos.

Isabel Salvador disse...

que maravilha,adorava ter uma bimbyyyyyyyy,quem sabe nos próximos anos eu possa ter uma,jinhosssssssss

Abelha Maia disse...

Pois, pois,ficava a matar no meu pão...hehe,
maravilha, que delicia.
bjss

sushibaby disse...

Adoro cerejas e esse doce deve ser uma maravilha.

Sandra G disse...

Cristina, esse doce está com um aspecto delicioso.Por acaso doce de cerejas nunca fiz, acho que por não ter grande paciência para tirar o caroço.Mas essa ideia está muito boa.

Beijinhos

ameixa seca disse...

Os doces feitos em casa não têm comparação possível com os de compra. Eu adoro :)

Soraya disse...

Deve ter ficado uma delícia. Já fiz vários doces na bimby e ficam sempre bem. Este nunca experimentei, mas agora com esta dica para descaroçar, vou ter de experimentar, e rápido, antes que as cerejas acabem.

Margarida disse...

Crsitina, a máquina do pão tb faz uns doces óptimos, acho que ainda gosto mais da consistência do que os feitos na Bimby..
Ando para experimentar o doce de cereja mas assim que elas chegam a casa desparecem em 3 tempos.. : )
beijocas

Isabel Pisoeiro disse...

Hmmm docinhos caseiros são sempre bem-vindos e deliciosos!! Adorei o aspecto, já comia um pouco pro lanchinho... hehe ;)

Mary disse...

Cristina,
Que belo doce.Tem um aspect que deve estar delicioso.



bjs

Helena disse...

Olá Cristina
Que cor linda tem esse doce!Este ano tambem já fiz duas vezes.
Acabei por comprar a maquineta...:)
Bj

Ana Powell disse...

Um super docinho.
Pena que aqui na Inglaterra as cerejas sejam tão caras x

Susana Gomes disse...

Cristina, eu só não gosto é muito de cerejas, mas trocando a fruta, assino tudo em baixo!
Não faço mais vezes doce por cá em casa acabamos por não comer muito... o que costumo fazer é distribuir pelos papás!
A bimby não só facilita imenso o processo todo como, sendo feito em casa, nos dá essa liberdade de dosear o doce a nosso gosto.

faço como tu - reduzo sempre imeeeenso o açúcar!
E não podias ter seguido as dicas de melhor mestra: a Canela é uma espcialista em doce made in bimby, tem uns provadores de gabarito lá em casa... :)

Beijinhos.