quinta-feira, julho 03, 2008

Taças tricolores


Este doce não foi nada consensual cá em casa. Houve quem gostasse, mas a mim parece-me que o problema é a textura, provávelmente da farinha de milho. Apesar disso, acaba por ser uma alternativa válida para quem anda a fugir às natas e leite condensado. De sabor ficou uma maravilha!

Para 6 taças:

- 210 gr. açúcar em pó
- 6 c. sopa de farinha de milho
- 1 lt. leite
- 3 gemas
- 75 gr. manteiga sem sal
- 1 c. sopa bem cheia de café solúvel
- 2 c. chá essência de baunilha
- 2 c. sopa cacau em pó

Para a camada de café: Misturar num tacho 70 gr. açúcar com duas c. sopa da farinha de milho, juntar 3,5 dl. de leite e a gema de ovo. Levar ao lume, mexendo sempre, até ferver. Deixar engrossar, cerca de um minuto. Se for necessário, juntar mais um pouco de farinha, até espessar bem. Retirar, juntar 25 gr. de manteiga e o café solúvel. Deixar arrefecer um pouco e deitar nas taçinhas.

Para a camada de baunilha: Repetir o procedimento. Levar a ferver, durante 1 minuto, até a mistura ficar bem espessa. Retirar do lume, adicionar 25 gr. de manteiga e a baunilha. Deixar arrefecer um pouco e deitar por cima da camada de café.

Para a camada de chocolate: Repetir o procedimento. Após ferver e a mistura ficar bem cremosa, adicionar 25 gr. de manteiga e o cacau em pó. Deixar arrefecer e dispôr por cima da camada de baunilha.

Levar as 6 taças ao frio, até estar bem solidificado e fresco.

Fonte: "As melhores receitas com café", Ed. Asa

8 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Cristina,

Quando li o teu post, coloquei a hipótese de haver alguma confusão entre farinha de milho e amido de milho. Ainda outro dia comprei um livro em português, traduzido do inglês e pude perceber que traduziram sempre o amido de milho por "farinha de milho"...Não sei se será o caso.

bjs

Cristina disse...

Olá pipoka

Hmmm... eu usei mesmo farinha de milho, da marca Espiga que tinha comprado para fazer brôa. Será que era suposto ser com amido de milho (maisena)? Pois é, provavelmente ficaria mais "aveludado" e não tão granulado. Não sei, na receita pedem mesmo "farinha de milho", mas vendo bem, se calhar o amido ficava melhor... Obg pela sugestão!

Unknown disse...

Ia falar a mesma coisa que a Pipoka kkkk
Maisena ficaria bem melhor!
Adorei a receita!
bjsss

Catarina Santos disse...

Bom, isto já valeu a pena pelo facto de ficar a saber que Amido de milho e Maizena é a mesma coisa, pois desconhecia completamente! Seja como for, a tua sobremesa tem muito bom aspecto e parece ser bem fresquinha :)

Se puderes passa no meu cantinho, porque coloquei lá umas questões e quem sabe tu não me poderás ajudar :)

Beijinhos!!

janeca disse...

Cristina adorei este docinho!!!
Mas tb estou de acordo com a pipoka e a Nana,com Maizena fica mais aveludada.

Bjinho

Mónica Pinto disse...

Feita a correção da farinha, como explicaram as meninas que comentaram antes, uma coisa é certa! ficaram lindas essas tacinhas!
Beijinhos

Manuela © disse...

Ficaram muito lindas as tacinhas, mas também quando li o teu problema com a textura pensei logo que com amido de milho esse problema seria ultrapassado.

Carla disse...

hummmmmmmmmmmmm k deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa