quarta-feira, maio 14, 2008

Pão Rústico



Este pãozinho apetitoso foi feito através da recente descoberta de umas farinhas preparadas e próprias para padeiros "amadores". Para quem tem máquina de fazer pão, faz-se de olhos fechados. Para quem não tem, como é o meu caso, são um achado: instruções simples, água e uma batedeira com varas para amassar ou uma Bimby, que resolve a questão em escassos minutos. Se quiserem amassar à mão, por mim tudo bem, é aproveitar para destressar.


O pão fica um espanto. Muito macio, a crosta estaladiça q.b. e fica com a tonalidade escura por ter centeio. Ainda quente e com manteiga a derreter, é de comer compulsivamente. Nem ponho aqui as instruções: vêm no verso e são básicas. Duas dicas: se pusermos uma tigela resistente ao calor no forno o pão fica mais macio porque é criada humidade; se colocarmos apenas metade da farinha do preparado e outra metade de farinha "normal", fica ainda mais leve e não tão massudo, diz quem já experimentou.

12 comentários:

Catarina Santos disse...

Olá Paula! Através de uma pesquisa pela Internet descobri o teu cantinho e deixa-me que te diga que fiquei de água na boca com receitas tão deliciosas que tens! Esta do pãozinho então, vai lá vai :)

Há uns dias também eu construí um blog no qual pretendo relatar as minhas experiências na cozinha e outras artes, tais como decoupage, bijutaria, ponto de cruz e outros! Será que te posso adicionar à minha listinha? Por favor diz-me qualquer coisa para caty-01@hotmail.com se não for pedir demais, já que não encontrei por aqui o teu contacto :)

Beijinhos e virei visitar-te mais vezes!!

Cristina disse...

Olá mamã Catarina

Obrigado pela visita e claro que sim, pode adicionar-me!

Catarina Santos disse...

Olá Cristina! Obrigada pela pronta resposta e pela permissão :)

Já te juntei à minha lista e passarei a vir visitar-te diariamente! Podes espreitar o meu cantinho também :)

Beijinhos!!

PS - Já agora, podemos tratar-nos por tu?

Julie Sol disse...

este pão esta com um aspecto delicioso.


é de ficar Bimba louca com essa maquina tabem quero uma huuuuummm

Martuxa disse...

Também uso essas farinhas, são uma maravilha e bvem prácticas. Também tenho um blog de culinária e tenho lá uma receita com uma delas.

Gostei deste seu blog. vou voltar mais vezes :)

Bjs

Valentina disse...

Aqui também se encontra destas farinhas. Até comprei um pacotinho na quarta-feira. Te conto o resultado do meu assim que o fizer.

Martuxa disse...

Olá Cristina :) A minha máquina é uma FAR. É uma marca relativamente desconhecida, até hoje só vi na Conforama no Cascais Shopping (onde comprei). É semelhante a muitas outras marcas que vi. Tem 12 programas (pão doce, pão normal, amassar, sanduiche, etc...). Já fiz, não só pães, mas também bolos, doces, massa para pizza, e outras coisas.

Pode programar para começar a fazer o pão às horas que quiser, e assim ter pão pronto quando acordar.

Quanto a marcas, não posso dar a minha opinião porque só conheço esta, mas tenho visto em vários blogs opiniões sobre outras máquinas. Acredito, que mais coisa menos coisa, todas têm um funcionamento semelhante. A comprar, prefira uma que faça pão de 1 kg também. Sei que há modelos que só fazem pães até 750g.

Espero ter ajudado :)

Beijinhos

Márcia Carvalho disse...

e onde é que compra essas farinhas?!

edinha disse...

São mesmo muito boas :)
Na máquina é um instante :)
Beijinhos

Cristina disse...

Márcia: Comprei-as no Lidl. Estão na secção das tostas, pães embalados.

Isabel Pisoeiro disse...

Olá!! Realmente estas farinhas do Lidl são o máximo!! Tenho feito pão com a farinha Chapatta e fica óptimo também!
O próximo a experimentar vai ser este rústico! Já ouvi maravilhas deste tipo de pão!!
Vou adiciona-la ao meu blog, se não se importa, gostei muito deste seu cantinho!!
Boa sorte!! Um abraço!!

Nuno José disse...

Ainda não experimentei as do lidl só da nacional que recomendo. Proxima vez que lá passar vou ver.