quinta-feira, agosto 31, 2006

O fricassé foi-se, ficou o frango...


No outro dia andava meio distraida a arrumar as coisas em casa e lembrei-me de fazer para o almoço um frango à fricassé, que é um prato que gosto muito, além de rápido a cozinhar. Arranjei o frango, mas lá está, andava na lua e só quando o pus no tacho, a saltear na cebola, é que me lembrei que não havia ovos. Lá pedi ao marido para ir comprar meia duzia, mas passados 10 minutos ponho as mão à cabeça: O limão! A salsa! Ora frango à fricassé sem ovos e sem limão, nem com a vontade toda do mundo! Olhei para a despensa e o resultado foi este que se segue...

Como disse, fiz um bom refogado com azeite, cebola picada e alho e juntei-lhe os pedaços de um frango, sem pele. Quando o frango já estava todo alourado, despejei-lhe sem cerimónias uma lata inteira de tomate aos pedaços, daquele temperado com ervas. Juntei-lhe um pouco de vinho branco e água para fazer molhinho e quando o frango já estava práticamente cozido adicionei-lhe uma lata de cogumelos laminados. No fim, para realçar ainda mais a componente mediterrânica deste improviso, lembrei-me de espalhar azeitonas cortadas por cima, e ficou mesmo bom!!!

segunda-feira, agosto 28, 2006

Muffins com doce de framboesas


A minha filha vai entrar num colégio, agora para os três anos, no qual vai ter de passar a levar lanches diáriamente. Achei por bem relançar-me na confecção de muffins, bolos e biscoitos, com uma leve esperança de retardar o consumo de Bollycaos e coisas do género... Estes muffins são muito agradáveis, de sabor discretamente abaunilhado, sobrepondo-se o doce da compota de framboesas.

Ingredientes (8 a 10 muffins):

- 1 + 1/2 chávenas de farinha de trigo
- 1/2 chávena de farinha custard
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 1/4 chávena de açúcar
- 100 gr. de manteiga
- 2 ovos
- 1 chávena de leite
- compota de framboesas

Peneire as farinhas e o fermento para uma tigela. Junte o açúcar e misture. Derreta a manteiga. Bata os ovos juntamente com o leite. Junte ambos à mistura das farinhas e misture rápidamente, sem bater. Como são muffins, não há problema em haver grumos. Encha até metade as formas e coloque uma colher de chá de compota em cada uma. Cubra com a restante massa até as formas ficarem com 2 terços da sua capacidade. Leve ao forno a 190º durante cerca de 20 minutos. Quando retirar do forno, coloque-os numa rede para arrefecerem.

domingo, agosto 27, 2006

Bacalhau com brôa


Esta receita foi passada pela minha querida amiga Inês, e por várias vezes foi prato principal de boas jantaradas com amigos, por isso tenho um "afecto" especial por ele. É um cozinhado que pede doses generosas de coentros, alho e sobretudo, azeite, porque a brôa faz secar bastante o preparado. Desta vez fiz as doses a dobrar porque tinha a família a almoçar, e deu para uma travessa gigante.

Ingredientes para 8 pessoas:

- Uma ou duas brôas de milho bem grandes (à volta de 2 Kg)
- 4 lombos de bacalhau
- 1 pimento vermelho cortado em tiras
- 200 gr. de bacon em tiras
- Azeite, alhos, pimenta
- Coentros
- 1 cebola grande
- Sumo de 1/2 limão
- 1/2 lt. de leite

Demolha-se préviamente os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite temperado com o sumo do limão e com a pimenta. Desfaz-se o miolo da brôa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado. A brôa deve ficar toda ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada.

Desfaz-se o bacalhau em lascas, limpando-o das peles e das espinhas e reserva-se o leite em que demolhou. Desta vez desfi-lo a crú, mas provávelmente será mais fácil dar-lhe uma fervura no leite, antes de o lascar. Junta-se o leite em que o bacalhau demolhou à brôa e mistura-se bem. Refoga-se a cebola e 2 ou 3 dentes de alho picados, e junta-se os pimentos, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 20 minutos.


Numa travessa untada com azeite deita-se metade da brôa, a mistura do bacalhau e coloca-se a restante brôa por cima deste. Salpica-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar. Serve-se com salada.

sábado, agosto 26, 2006

Bavaroise de Café


Esta sobremesa era recorrente quando vivia em casa dos meus pais, porque eu e o mano somos doidos por ela. A baunilha combina lindamente com o café, por isso tenho o cuidado de utilizar sempre esse ingrediente. Quando não tenho paciência para enformar a bavaroise deito o creme numa taça e vai ao frio assim mesmo. Não se perde nada no sabor, que é delicioso. É preciso cuidado com o doseamento do açúcar, porque para bater as natas junta-se sempre algum, correndo-se o risco de deixar a bavaroise demasiado doce, para o meu gosto pelo menos.

Ingredientes:

- 6 folhas de gelatina
- 1/2 lt. de leite
- essência de baunilha
- 5 colheres de sopa de café solúvel (tipo Nescafé)
- 6 gemas de ovo
- 150 gr. de açúcar
- 1/2 lt. de natas
- Alguns grãos de café e chantilly para enfeitar (facultativo)

Demolha-se a gelatina em água fria. Num tacho, leva-se o leite a ferver com a baunilha e uns momentos antes de retirar do lume junta-se o café instantâneo (daquele que normalmente juntamos ao leite). Num recipiente, bate-se as gemas com o açúcar, de preferência com batedeira eléctrica, já que é mais rápido. Mexendo sempre, junta-se o leite misturado com baunilha e o café e passado por um passador. Leva-se o creme a lume brando, até ferver, mexendo sempre . Retira-se do lume e adiciona-se a gelatina, misturando bem até à sua dissolução, e deixa-se esfriar. Bate-se as natas com cerca de 2 colheres de sopa de açúcar e juntam-se ao creme, quando este estiver bem frio (pus as natas no congelador meia hora antes). Deita-se o preparado numa forma própria, levemente untada com óleo e vai ao frigorifico pelo menos 3 horas. Passado o tempo indicado, mergulhe a forma em água quente para ajudar a desenformar. Se quiser, pode-se enfeitar o centro e os lados da bavaroise com grãos de café e chantilly. Cuidado com o chantilly no centro da bavaroise, pois vai fácilmente abaixo... deu tempo para a foto!

segunda-feira, agosto 21, 2006

Soube a figo...

Recém-chegadinha de mais uma semana de férias no Algarve, em casa da querida tia-avó Inês, é com saudades que me proponho voltar às lides culinárias. Entre o calor, a lassidão da praia, a excitação das brincadeiras com a filhota e dois ou três cozinheiros de serviço lá em casa, tenho de confessar que a prática culinária resumiu-se muito a uma ajuda nos grelhados (que isto de poder cozinhar com brasas é quase anual e tem de se aproveitar), nas saladas ou numa massinha de vez em quando.
Assim sendo, apenas dois pormenores a apontar: fartei-me de comer figos, diáriamente colhidos das figueiras, que me tiraram do sério, gordinhos e doces como mel, que maravilha! Para meter inveja aos apreciadores destas delicias (ihihihi!), aqui posto a foto, dos que mais gosto, que são os roxos. Nham nham nham...
O outro, foi uma açorda, levemente sabendo a bacalhau, acompanhando carapauzinhos fritos, feita pela tia Inês. Esta é daquelas coisas que eu sei que posso fazer, mas feita por ela sabe sempre melhor! Ela faz tudo vagarosamente, colocando cuidado em todo o pormenor, e ainda por cima utiliza o pão regional, que faz toda a diferença!
É tudo a olho! Cozeu-se uma pequena posta de bacalhau com dois ou três dentes de alho. Com essa água, demolha-se as fatias de pão, que quanto mais tipo caseiro e/ou regional melhor. Num tacho refoga-se uma boa cebola picada com azeite e louro e junta-se tomate maduro cortado em pedaçinhos. Quando estiver bem puxado, junta-se o bacalhau bem desfiadinho. Atenção, que a açorda não é de bacalhau, é para ter um leve sabor a este, por isso é mesmo uma pequenina posta, ou parte de uma grande. Mistura-se bem, mexendo frequentemente. No fim junta-se o pão bem demolhado e mexe-se muito bem, para ficar género papa mesmo. Polvilha-se com coentros picados e serve-se com os carapauzinhos fritos. Para fazer estes não há nada que saber: lavá-los e temperá-los com sal, passar por farinha e fritar. Aqui fica para abrir o apetite...

domingo, agosto 06, 2006

Salada de camarão com canónigos


Esta história dos canónigos é recente para mim, pois só me dei conta de que existia tal coisa há cerca de um ano, quando começei a utilizar mais daqueles legumes já lavados e embalados, que se vendem agora na maioria dos supermercados. O certo é que já me rendi ao seu sabor, entre o ácido do agrião e o sabor mais suave do espinafre, além de que as folhas são tenrinhas, muito agradáveis de ingerir. De qualquer forma, se não conseguirem encontrá-los, façam esta salada com agrião, pois fica também muito boa , na minha opinião. Nestes dias de calor, nada há mais agradável que uma salada fresca, acompanhada de um bom sumo de fruta.

Ingredientes:

- 300 gr. de camarão pequeno descascado
- 100 gr. de rebentos de soja
- 200 gr. de folhas de canónigos
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de chá de açúcar mascavado

- 2 dentes de alho
- sal, pimenta branca e margarina


Derreta um pouco de margarina num wok e salteie o alho picado. Junte o camarão, deixando saltear e mexendo durante cerca de 5 minutos. Tempere com sal e pimenta moída na altura. Lave e escorra os rebentos de soja e junte-os ao camarão. Deixe saltear uns 2 minutos e adicione uma mistura feita com o molho de soja, o vinagre e o óleo. Polvilhe com o açúcar mascavado e mexa. Retire do lume e deixe arrefecer. Numa saladeira, disponha as folhas de canónigos e por cima a mistura dos camarões. Por fim salpique com as sementes de sésamo. Normalmente só antes de servir é que misturo tudo, para as folhas de canónigos ficarem com o gosto do molho doce. Experimentei esta salada a partir de uma receita da revista "Saberes e Sabores", e devo dizer que é óptima, além de bastante rápida de fazer.