quinta-feira, julho 27, 2006

Frango à "Flinstones"


Dei-lhe este nome porque há tempos ouvi alguém chamar a umas avantajadas pernocas de frango panadas marretas dos Flinstones e achei piada à atribuição, mas desenganem-se, que esta receita não traz nada de novo para além de umas simples coxas de frango panadas... Não resisti a postar esta fotografia, em que apanhei em flagrante a gulosa júnior lá de casa a deitar a mão à "marreta". O segredo parece-me ser temperar muito bem os pedaços de frango, e dar uma "entaladela" antes de as panar e fritar. Utilizei 8 coxas de frango e temperei-as generosamente com sumo de meio limão, alho picado, sal e um pouco de pimenta branca, de um dia para o outro. Levei-as à panela de pressão com intensidade média cerca de 10 minutos. Depois de escorrê-las, passei-as por ovo batido e de seguida pelo pão ralado. Para ficarem bem panadas, utilizei o truque do saco de plástico. Enchi o dito com pão ralado, pus umas 2 ou 3 coxas lá para dentro, fechei o saco e diverti-me a chocalhá-las e apertá-las até ficarem como deve ser. Aquece-se bem o óleo (esta é a parte chata, pois é uma pena que os fritos saibam tão bem e façam tão mal...) e fritam-se as coxas, virando até ficarem lourinhas por igual. Da água da cozedura do frango fiz arroz, que fica delicioso. Boas marretadas!!!

Raviolis com camarão e courgettes

Para este prato utilizei os raviolis frescos, recheados com cogumelos, da Milaneza. O aneto é uma erva, género um funcho de folhas pequeninas, muito aromático e que normalmente utilizo quando faço peixe cozido, já que lhe dá um gosto especial. Como nem sempre encontro rúcula, ignorei-a destavez e ficou óptimo na mesma, por isso sugiro que façam o mesmo.


Ingredientes:

- 2 courgettes
- 100 gr. de rúcula (opcional)
- 100 gr. ervilhas
- 50 gr. manteiga
- 250 gr. de camarão descascado
- 4 cl. vinho branco
- 1 pacote de natas
- 500 gr. de massa recheada com cogumelos (raviolis, tortellini)
- 20 gr. de aneto picado
- sal, pimenta branca, azeite

Lava-se as courgettes, retiram-se as extremidades e cortam-se às rodelas (sim, com casca!). Pica-se a rúcula. Escalda-se as ervilhas em água a ferver, ligeiramente salgada, cerca de 5 minutos. Passado esse tempo junta-se as courgettes e a rúcola mais 2 minutos. É importante respeitar estes tempos, sobretudo pelas courgettes, que cozem muito depressa, o que não nos convém, pois começam a desfazer. Põe-se a escorrer. Numa frigideira larga derrete-se a manteiga e junta-se a mistura dos legumes, bem escorrida. Passados 5 minutos junta-se os camarões e o vinho branco e mexe-se.
Tempera-se com o sal e a pimenta branca.


Tapa-se e fica a cozinhar em lume médio, uns 10 minutos, até os camarões estarem cozidos, mexendo de vez em quando. Se o molho secar muito adicione água ou mais um pouco de vinho branco. Junta-se as natas e mistura-se bem. Coze-se a massa à parte. Depois de bem escorrida, deita-se o molho por cima desta e salpica-se com o aneto picado.

sábado, julho 22, 2006

Tagliatelle al ragú


Esta receita foi-me ensinada pelo meu pai, que teve a paciência de a traduzir, a partir de um dos livros da Time Life, "Cookery around the world: Italy". Segundo o livro, é uma receita típica da região de Bolonha. Eu digo que é excelente para variar da bolonhesa tradicional, devido em grande parte à junção do aipo com a cenoura, que dá um sabor fora de série ao molho. Desta vez não tinha tagliatelle e fiz com esparguete, mas a primeira opção é mais saborosa.

Ingredientes (4 pessoas):

- 500 gr. de tagliatelle (fresco de preferência)
- 400 gr. de carne picada (vaca e/ou porco)
- 50 gr de presunto e 50 gr de bacon
- 1 cebola grande
- 2 cenouras
- 1 pé de aipo
- 12,5 cl. vinho tinto
- 12,5 cl. de caldo de carne
- 500 gr. tomate maduro
- 2 ou 3 dentes de alho
- 1/4 de litro de leite
- 400 gr. de tagliatelle
- azeite, 1 folha de louro, salsa picada, manteiga ou margarina, queijo parmesão ralado, sal e pimenta q.b.

Pique a cebola finamente e corte em cubinhos pequenos a cenoura, o pé de aipo, o presunto e o bacon. Derrete-se a manteiga numa frigideira larga, juntando-se-lhe a cebola, o presunto e o bacon, mexendo sempre. Junta-se os cubinhos de cenoura e aipo, bem como a salsa picada e o louro e cozinha-se mais uns 10 minutos. Adiciona-se a carne picada e salteia-se até ficar toda alourada. Junta-se o vinho tinto, deixando cozer tapado até o liquido se evaporar. Junta-se o caldo de carne, mexendo continuamente. Pelam-se e trituram-se os tomates, caso sejam frescos (quando estou com pressa uso enlatados) e juntam-se ao molho da carne, assim como os dentes de alho. Tempera-se de sal e pimenta e deixa-se cozinhar uns 20 minutos, ao fim dos quais junta-se o leite. Fica a cozer até este evaporar. À parte, coze-se a massa al dente e para servir, basta pô-la numa travessa, deitar o molho por cima e o parmesão ralado, ao gosto de cada um.

segunda-feira, julho 03, 2006

Docinhos de Coco


Confesso que não tenho grande apetência para fazer bolinhos e biscoitos, mas estes docinhos de coco foram sempre daqueles que saíram bem e são muito simples de fazer. Os ingredientes são: cerca de 250 gr de coco ralado,1 lata de leite condensado, 50 gr de amêndoas torradas e laminadas, manteiga e farinha q.b.

Numa tigela, mistura-se o coco ralado com o leite condensado e bate-se durante uns 10 minutos até se obter uma massa macia e homogénea. Com as mãos forma-se bolinhos pouco maiores que nozes e no cimo de cada coloca-se um pinhão ou lâminas de amêndoa. Unta-se um tabuleiro com manteiga e polvilha-se com farinha. Vai ao forno cerca de 15 minutos até ficarem dourados. Pode-se utilizar coco fresco, embora nunca tenha experimentado.