domingo, outubro 08, 2006

Carne de porco à Florentina


Este prato tem dois ingredientes que fazem parte dos meus preferidos, o grão e os espinafres. Fica muito bom e é relativamente rápido de se fazer, podendo servir perfeitamente para uma refeição "normal" da semana, com a vantagem de introduzir alguma diferença nos menus mais rotineiros. Além disso, integra vegetais, o que é sempre ponto positivo, para uma "legumineira" assumida como eu. Aliás, se for preciso salto completamente a carne neste prato...

Ingredientes (2/3 pessoas):

- 2 c. sopa de azeite
- 1 cebola finamente picada
- 3 dentes de alho picados
- 400 gr. de bifes do lombo de porco, cortado em longas e finas tiras
- 4 c. sopa de vinho branco
- 1 c. de chá de sementes de funcho
- 400 gr. de grão de bico enlatado
- 225 gr. de espinafres bebé
- 3 c. de sopa de natas
- sal e pimenta preta

Num wok, aqueçer o azeite e fritar a cebola até estar mole, juntar o alho e saltear mais um pouco. Misturar as tiras de porco e cozinhar, mexendo, em lume médio até ficarem bem douradas e cozinhadas. Adicionar o vinho e as sementes de funcho e cozinhar durante 3-4 minutos, mexendo sempre.
Juntar o grão de bico e os espinafres e mexer, em lume forte, até estes terem murchado e o liquido se evaporar. Misturar as natas e temperar de sal e pimenta.

* Receita retirada de "Rápido e saboroso: Carne", Edições Gama.

6 comentários:

kuka disse...

Gosto muito de grão e vou fazer este prato. Embora um pouco relutante com o sabor que as natas lhe vão conferir.

Cristina disse...

Kuka: Sabe que hesito sempre muito em utilizar as natas, porque apavora-me a ideia de molhos hiper calóricos e sabor enjoativo. O que não quer dizer que de vez em quando não saiba a ginjas um bom strogonoff ou um bife com molho de natas. Mas neste caso, ficou muito bom, as natas fizeram a ligação do molho e assentaram muito bem com o grão. Se vai experimentar este prato, não cometa um erro que fiz: devia ter cortado a carne mais fina, ficou um pouco rija.

Anónimo disse...

Parece-me uma óptima receita. Vou querer experimentá-la. Quando fala em sementes de funcho está a referir-se a sementes de erva doce?

Cristina disse...

Fa: Sim, utilizei sementes de erva-doce, e ficou mt bom!

kuka disse...

Não vou correr o risco da carne ficar dura porque vou utilizar sobras de lombo assado no forno.

Elvira disse...

Vou guardar esta deliciosa receita nos meus favoritos! Parece excelente.