segunda-feira, outubro 09, 2006

Bacalhau à Senhor Prior


Esta versão não é nada de extraordinário, apenas um prato de bacalhau suave, sem nenhum gosto especialmente forte. Ideal para os mais simplistas, pois deixa transparecer bem o alho e o azeite.

- 3 boas postas de bacalhau demolhado
- 1 Kg. de batatas
- 6 ovos
- 70 gr. de azeitonas
- 4 dentes de alho
- 1,5 dl. de azeite
- 1 c. de chá de salsa picada
- sal q.b.

Cozer o bacalhau, as batatas com a pele e três ovos. De seguida, limpar o bacalhau de peles e espinhas e lascar. Descascar as batatas e cortar os ovos em rodelas. Descaroçar 50 gr. de azeitonas e picá-las grosseiramente.
Colocar os ingredientes já preparados num tabuleiro, em camadas alternadas, e ainda os dentes de alho laminados. Regar com azeite. Bater os restantes ovos com um garfo e regar o preparado que já se encontra no tabuleiro. Levar ao forno durante 15 minutos. Decorar com as restantes azeitonas, a salsa picada e servir de imediato.

* Receita retirada de "O Grande livro das receitas de bacalhau", Impala Editores.

6 comentários:

kuka disse...

Pois é...O Clero sempre se tratou muito bem.

Civo disse...

Olá!!! Agora que me iniciei oficialmente nestas coisas do blogs culinários vim cá só dar uma espreitadela... (e fiquei logo cheio de fome de olhar para as fotos dos pratos), mandar um beijo e dizer que se eu pensava que já cozinhava bem, fiquei desmoralizado com o aspecto de alguns pratos!!! Ainda tenho de penar muito...
;=)

Cláudio

Cristina disse...

Olá Cláudio! Bem-vindo! Mas que é essa conversa, qual ficar desmoralizado, qualquer um pode cozinhar, e meio caminho andado é gostar e apreciar boa comidinha!!! Vou ficar à espera dessas especialidades, agora não se entretenham só a comer e o trabalho fica para depois ;) Temos de combinar uns bons repastos :)Beijinhos para vçs todos!

Akemi disse...

Amiga, pode ser simples mas está a me dar água na boca! Quanto tempo que não como um Bacalhau de verdade! Aqui temos apenas merluzas secas que male male enganam o paladar...:(

avental disse...

Quantas e quantas vezes a cozinha simples é uma delícia e as complicações emascaram o que deveria ser realçado. Este bacalhau não fugirá àquela virtude.

Ando ultimamente com esta tendência minimalista nos temperos :)

violeta disse...

Huum... também fiquei com água na boca! Sou uma fã dos pratos de bacalhau e vou experimentar este de certeza!