segunda-feira, agosto 28, 2006

Muffins com doce de framboesas


A minha filha vai entrar num colégio, agora para os três anos, no qual vai ter de passar a levar lanches diáriamente. Achei por bem relançar-me na confecção de muffins, bolos e biscoitos, com uma leve esperança de retardar o consumo de Bollycaos e coisas do género... Estes muffins são muito agradáveis, de sabor discretamente abaunilhado, sobrepondo-se o doce da compota de framboesas.

Ingredientes (8 a 10 muffins):

- 1 + 1/2 chávenas de farinha de trigo
- 1/2 chávena de farinha custard
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 1/4 chávena de açúcar
- 100 gr. de manteiga
- 2 ovos
- 1 chávena de leite
- compota de framboesas

Peneire as farinhas e o fermento para uma tigela. Junte o açúcar e misture. Derreta a manteiga. Bata os ovos juntamente com o leite. Junte ambos à mistura das farinhas e misture rápidamente, sem bater. Como são muffins, não há problema em haver grumos. Encha até metade as formas e coloque uma colher de chá de compota em cada uma. Cubra com a restante massa até as formas ficarem com 2 terços da sua capacidade. Leve ao forno a 190º durante cerca de 20 minutos. Quando retirar do forno, coloque-os numa rede para arrefecerem.

5 comentários:

Paula disse...

Enquanto lhe confeccionar essas delícias, por certo que ela não se sentirá tentada pelos bollycaos e afins :)

Mónica disse...

olá Cristina,

que lindo que está a ficar o teu blog, as fotos são uma delicia para os meus olhos.
Obrigada por partilhares connosco estas maravilhas!

Relativamente a esta receita diz-me onde posso encontrar a farinha custard.

E de chocolate, sabes fazer?

Cristina disse...

Bem, antes de mais, obrigado pelas visitas e comentários, são grandes dinamizadoras do blog!!! :)

Eu costumo comprar num supermercado aqui da zona, no rótulo vem "Custard Powder", e é da marca Ramazzotti e normalmente está junto das farinhas, fermentos, gelatinas e mousses instântaneas. A farinha custard mais não é do que farinha de amido de milho, ou seja, maisena, com aroma de baunilha. Sabes aqueles pudins do Mandarim? Têm uma base disso. Sei que não é fácil de encontrar, mas se não consgeuires, improvisa com maisena. Colocas a mesma quantidade e quando juntares o leite e a manteiga, juntas umas gotas de essência de baunilha. Vais ver que fica óptimo na mesma!
Sabes que também junto essa farinha ao leite-creme? Fica abaunilhado e não tanto com aquele sabor mais pesado do ovo. Em última hipótese, tenho todo o gosto em enviar-te um pacote ;) Bjs

Mónica disse...

olá Cristina!

recebi o teu mail mas ainda não tive tempo de responder. O tempo livre que tenho aproveito para ir para a praia.

Muitooooooooooooooo obrigada! Tu, sim... és uma querida!

Beijinhos! e continua... o teu blog está cada vez melhor!

Akemi disse...

Cristina, me explique o que são estes bollycaos, fiquei curiosa! Pelo visto não é nada saudável, mas que a criançada adora ne? rss