domingo, agosto 27, 2006

Bacalhau com brôa


Esta receita foi passada pela minha querida amiga Inês, e por várias vezes foi prato principal de boas jantaradas com amigos, por isso tenho um "afecto" especial por ele. É um cozinhado que pede doses generosas de coentros, alho e sobretudo, azeite, porque a brôa faz secar bastante o preparado. Desta vez fiz as doses a dobrar porque tinha a família a almoçar, e deu para uma travessa gigante.

Ingredientes para 8 pessoas:

- Uma ou duas brôas de milho bem grandes (à volta de 2 Kg)
- 4 lombos de bacalhau
- 1 pimento vermelho cortado em tiras
- 200 gr. de bacon em tiras
- Azeite, alhos, pimenta
- Coentros
- 1 cebola grande
- Sumo de 1/2 limão
- 1/2 lt. de leite

Demolha-se préviamente os lombos de bacalhau, pelo menos com uma hora de antecedência, no leite temperado com o sumo do limão e com a pimenta. Desfaz-se o miolo da brôa, temperando-o de seguida com os coentros picados, azeite e alho picado. A brôa deve ficar toda ligeiramente humedecida com o azeite, mas não ensopada.

Desfaz-se o bacalhau em lascas, limpando-o das peles e das espinhas e reserva-se o leite em que demolhou. Desta vez desfi-lo a crú, mas provávelmente será mais fácil dar-lhe uma fervura no leite, antes de o lascar. Junta-se o leite em que o bacalhau demolhou à brôa e mistura-se bem. Refoga-se a cebola e 2 ou 3 dentes de alho picados, e junta-se os pimentos, o bacon e o bacalhau. Deixa-se cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 20 minutos.


Numa travessa untada com azeite deita-se metade da brôa, a mistura do bacalhau e coloca-se a restante brôa por cima deste. Salpica-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a alourar. Serve-se com salada.

16 comentários:

Paula disse...

Ficou com um ar fantástico, e devia estar uma delícia...

Cristina disse...

Bom-dia!

Que engraçado, andava a ver o teu blog quando recebi a tua msg!! Estava óptimo mesmo, e ainda restou para o meu almoço de hoje :)

Mónica disse...

ficou lindissimo! as fotos estão super apetitosas

;-)

Pingas no Copo disse...

Cara Cristina, sou um grande apreciador do Bacalhau com Broa. Também de vez em quando me lanço na tarefa de cozinhar. Um prato deste combina extraordináriamente com um vinho dão.
Tenho vindo a seguir atentamente o desenrolar do seu blog.

Cristina disse...

Olá Pingus Vinicus

Seguirei a sua dica e da próxima vez que o fizer será acompanhado de um dão. Espero que continue a visitar este blog!

Elvira disse...

Bacalhau com broa... Adoro! E depois, vai um bocadinho da deliciosa bavaroise que está por baixo! :-)

Anónimo disse...

Sendo o 1º a Homem Comentar ... serei Honesto ... como sempre
Esta iguaria está com Óptimo aspecto e é dos meus pratos favoritos , costumo ir comer Bacalhau com Broa ao restaurante Ruacaná ... Mto Bom ... Este que aqui está ... NUNCA PROVEI ... Parabens parece esta r bó ...

Akemi disse...

Quem me dera ter estes bacalhaus à venda por aqui! Este prato deve ser maravilhoso, com toda certeza!

Karen disse...

Oi Cristina!
Adorei o blog e fiquei com muita vontade de preparar esta receita. Será que a broa pode ser substituída por outro tipo de pão?

Cristina disse...

Karen: Este bacalhau é um prato tipico, e não conheço outra versão que utilize outro tipo de pão. A broa é um pão de milho, muito "encorpado" ou compacto, e talvez devido a isso mesmo a receita fique tão bem. É que há partes desta comida em que até parece que o pão fica numa espécie de massa. Lamento, mas penso que se utilizar outro pão vai corromper a receita original :( De qualquer modo, fica aqui a questão em aberto, pode ser que alguém conheça uma alternativa. Não consegue arranjar broa, é?

Anónimo disse...

olá, rendi-me a esta receita e toca a fazê-la ontem ... e ficou simplesmente divinal .. apenas fiquei com dúvidas relativamente à qtd de azeite, mas lá acertei ... o bacon e os pimentos dão um sabor mt especial ... Gisela

Vera disse...

Olá Cristina. Bacakhau com broa é um dos pratos que foi introduzido na nossa ceia de natal... há quem não aprecie as saborosissimas couves cozidas...
A receita que fazemos em casa habitualmente é diferente da sua. Não a experimentei tal qual como a descreve, uma vez que quem tinha para jantar não é grande apreciador de bacon, mas resolvi fazer umas alterações à nossa receita com base na sua (http://deliciasdaavo.blogspot.com/2007/01/bacalhau-com-broa.html). Resultou muito bem. Mas confesso que ainda tenho de experimentar a sua. Parece-me absolutamente fantástica.

Anónimo disse...

Já vi várias receitas de Bacalhau com Broa. A sua parece-me a melhor - vou experimentar. Amanhã digo como ficou.

Chef Spadanini disse...

Experimentei esta receita no fim-de-semana e ficou óptima - coloquei no Cozinha Com Tomates (http://cozinhacomtomates.blogspot.com/2007/04/bacalhau-com-broa.html), obviamente com uma referência ao Ovo Estrelado. Espero que não se importe!
Obrigado por partilhar a receita! :)

Manuela © disse...

Acabei de jantar este bacalhau. Ficou uma delícia!!! Obrigada pela receita :-) Coloquei no meu blog com os devidos créditos.

Isabel (pipoka) disse...

Cristina,

A cada dia aumentam os fãs deste
bacalhau: eu sou mais uma! Acabo de postar a receita no meu blog.

Obrigada e beijocas