segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Filetes escondidos



Oi? Está aí alguém? Vou supôr que sim, que isto não anda totalmente coberto com teias de aranha. Pus-me a fazer contas e não foi preciso muito para perceber que a frequência de posts aqui no Ovo Estrelado é qualquer coisa de muito estranho. Irregular e estranho. Seguem-se uma série deles cerca de 2 em 2 anos. E depois longos silêncios. O que vai contra qualquer regra básica para manter uma lista de leitores minimamente fiel. Mas também, nunca fui muito de regras :) Devo ser a blogger mais bipolar do mundo, mas há alturas da minha vida em que não consigo, simplesmente. Perco o controlo. Só penso para mim "Cris, menos!!! Há tempo para tudo!". Mas não há. E esta vida não anda fácil para ninguém, prega-nos algumas surpresas, algumas que se interpôem impiedosamente entre mim e este blog, que por mais abandonado que esteja, nunca é esquecido ou desvalorizado. Quem tem blogs sabe como eles ficam a fazer partes de nós. Quem como eu acaba por os pôr de de lado sabe também como pairam ali, ausentes mas ao mesmo tempo teimosos, resistentes e saudosos. Pois, este meu Ovo Estrelado é um sacana desses, da pior espécie. Por isso, toma lá uma receitinha de peixe para ver se sossegas. 




A minha travessa não ficou tão bonita como a original, e quem tem crianças se calhar já está a torcer o nariz... Peixe, courgettes e cogumelos pode parecer arriscado para a pequenada, mas confiem, ou pelo menos, arrisquem, mesmo que não façam em tanta quantidade. É que ficou mesmo muito bom. As minhas filhas adoraram e até a mais nova se rendeu aos "pepinos", nome que insistentemente chamou aos pedacinhos de courgette. Refilou, remungou, fez bico de amuada, mas no fim... o prato ficou limpo. Os crescidos adoraram. Usei filetes de peixe-espada preto, frescos e branquinhos. Pão e queijo acabadinho de ralar na Bimby. Bechamel também bimbado. Tudo feito de base na minha cozinha, como gosto.

Ingredientes:

- 700 gr. de filetes de peixe-espada preto frescos
- 1 courgette grande
- 300 gr. de cogumelos frescos
- 100 gr. de pão ralado
- 50 gr. de bacon em cubinhos
- 1 pacote de molho bechamel (utilizei uma dose feita na Bimby)
- 150 gr. de mistura de queijo ralado, para gratinar
- 2 colheres de sopa de maionese
- 50 gr. margarina de cozinha Vaqueiro
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de estragão seco
- sumo de 1/2 limão
- azeite, sal e pimenta branca qb.

Preparação:

Com alguma antecedência, temperar os filetes com sal, pimenta, o alho picado, o estragão seco e o sumo de limão.   

Como tinha restos de pão e um pedaço de queijo inteiro, ralei-os na Bimby e reservei.  Preparei ainda uma dose de bechamel na Bimby, conforme o livro-base.

Misturar o bechamel com a maionese.


Aquecer o forno a 170ºC. Num tabuleiro de forno untado com margarina ou azeite, colocar os filetes passados no pão ralado. Espalhar por cima a mistura de bechamel e maionese e levar ao forno cerca de 20 minutos.

Numa frigideira, aquecer o azeite ou margarina, conforme o vosso gosto, e alourar o bacon. Juntar os cogumelos e saltear em lume médio alto, para que libertem a àgua. Juntar as courgettes e repetir o processo, tendo o cuidado de não deixar amolecer muito os legumes.

Dispôr esta mistura por cima dos filetes e cobrir com o queijo ralado. Levar novamente ao forno para gratinar. Servir com acompanhamento à escolha. Arroz branco é quase obrigatório lá em casa.  Mas cuscuz também deve ficar muito bem.

Fonte: Site da Vaqueiro




16 comentários:

Xana Bértolo disse...

Que saudade de te ver por aqui :)
Mas realmente a vida nem sempre dá tréguas, e nem sempre se consegue conjugar tudo!!! Mas pronto, como temos de comer e tudo, lá se vai compondo o ramalhete :)
Esses filetes estão mesmo perfeitos, mas a pequena chata lá de casa não comia nem que lhe pagasse ... lol! É mesmo uma chata do pior!!!
Eu cá provava e repetia, certamente, está com um aspecto de babar!!!
beijinhos e até breve ;)

Su Delícia disse...

Que bela refeição! Tem de colocar posts mais vezes :)
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Diogo Marques disse...

O que interessa é a qualidade, e essa existem sempre :)
Gostei muito da sugestão!
_____________________
aculpaedasbolachas.com

Sabores Autenticos disse...

Que refeição tão apetitosa!
Bjs

Unknown disse...

Que rica travessa :)

Anónimo disse...

Bem-vinda de volta, isso é que foi uma ausência e não poderia estar mais de acordo com as tuas palavras ;)

Boa semana

Unknown disse...

Adorei a sugestão. Talvez experimente! Ótimo aspeto!
Bjs!

loveandacinnamonroll.blogspot.pt

São Ribeiro disse...

bem vinda, como se costuma dizer -mais vale tarde do que nunca.
Gostei da sugestão,ficou uma delicia
e todos os ingredientes me agradam
bJ

Luisa Alexandra disse...

Bem vinda!
Eu gosto sempre de vir espreitar as tuas sugestões, são sempre tão boas!

Ana Alves disse...

Humm gosto tanto de filetes, ficou uma refeição deliciosa.

Beijos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

Catarina Collins disse...

Uma refeicao perfeita tal como eu gosto. Esta com uma textura e um aspeto delicioso :)

Beijinhos

Piteca disse...

Olá Cristina! Bem vinda!
Como se costuma dizer Vale mais pouco e bom... e a sugestão que nos trazes parece-me excelente. Com certeza que comia e repetia!
Beijinhos doces.

Baú da Conceição disse...

Também estou aqui, e tal como tu, de vez em quando desapareço e depois torno a voltar.

Adorei a receita. Bjinhos

Entre Tralhas e Panelas disse...

Humm que bom aspecto

Teresinha disse...

Vim aqui parar e... realmente é preciso mostrar mais umas coisinhas para entusiasmar as curiosas!
Gostei desta receita dos filetes escondidos.
Dada a minha idade e a carga que me cai em cima... como mais peixe do que carne. Vou fazer esta receita que me parece excelente. Beijinhos e continua a vir ao teu espaço... mesmo de 6 em 6 meses!!!
Beijinhos

Migas de Bacalhau disse...

Excelente sugestão! Ficou mesmo bem! Vou tentar lá em casa! Obrigado pela sugestão.