terça-feira, julho 10, 2012

Frango cremoso com estragão e espargos



Tem sido muito bom voltar a ter o blog activo neste últimos tempos e ando contente por conseguir ir conciliando e arranjando tempo para tudo. Há alturas mais complicadas em que assim não acontece, como todos voçês sabem, mas agora estamos numa fase positiva. Agradeço do fundo do coração a todos os visitantes, a quem por aqui tem passado e tem tempo para deixar uma palavrinha de apreço. E um obrigado especial aos verdadeiros mimos que me deixaram no meu desabafo anterior sobre as minhas inaptidões, foram valentes massagens no coração e acabam por ser um incentivo para continuar a tentar melhorar neste domínio! 

Mas vamos à deliciosa proposta de hoje. Cansada de usar espargos só em sopas, fiquei logo interessada nesta receita. Primeiro pelo nome, em inglês "creamy chicken with aspargus and tarragon". As possibilidades deste "creamy" do inicio piscam-me logo o olho e na foto tentadora da revista, o verde pontuado dos espargos dizem-me que não há tempo a perder, esta é para fazer sem hesitações.


Ingredientes:

- 4 peitos de frango
- 500 gr. de batatinhas novas
- 1 clh. de sopa de óleo de girassol (usei azeite)
- 1 cebola grande, picada
- 4 dentes de alho picados
- 350 ml. de caldo de galinha (usei 1/2 cubo de Knorr Natura)
- 1 raminho de estragão fresco (usei 1 clh. de sopa de estragão seco)
- 1 clh. de sobremesa de açafrão
- 1 molho de espargos
- 1 pacote de natas de soja
- pimenta preta

Preparação:

Coza as batatinhas  numa panela com àgura a ferver cerca de 8 a 10 minutos, até que estejam macias. Escorra muito bem e reserve, mantendo no quente.


Tempere os peitinhos de frango com pimenta preta moída e o alho picado. Prepare o caldo de galinha.

Aqueça o óleo ou azeite  numa frigideira de fundo largo (se couberem os peitinhos todos melhor) e doure a cebola com os peitinhos, virando-os a meio. Mexa regularmente para que a cebola não queime.

Despeje o caldo sobre a carne, junte o estragão e deixe cozinhar em lume brando. Cozinhe por cerca de 5 minutos, depois vire o frango e adicione os espargos e o açafrão. Rectifique temperos. Como o caldo é salgado não junto mais sal, mas isso fica ao vosso critério. Deixe o caldo reduzir e quando já estiver a querer secar, junte o creme de soja. Ou natas, se preferir. Envolva bem o molho. Polvilhe com mais estragão. Sirva com as batatinhas reservadas.

Fonte: Revista BBC Good Food, Jun/12,

27 comentários:

Maria disse...

Revelo que não sou grande apreciadora de espargos, mas aparece sempre uma ideia nova para experimentar :P

Cidália disse...

Esses peitos de frango parecem-me uma delícia!
Gosto muito de espargos.
Beijinhos

Autora do Blog disse...

Tem muito bom aspecto.

Bjs

http://asvezescozinheira.blogspot.pt

O Cantinho da Sophia disse...

Esta refeição está com um aspecto mesmo delicioso.
Beijinhos

frango do campo disse...

uma óptima sugestão para cozinhar frango :) novas ideias são sempre bem vindas e esta parece bem apetitosa :) beijinho

Joana disse...

Estão com um aspecto delicioso esses peitinhos de frango!
Não consegui encontrar as tuas bolachinhas de maçã, será que me consegues colocar o link para ficar com elas?
Um beijinho

Luisa Alexandra disse...

Adoro espargos e, ao contrário de ti, raramente os utilizo em sopas, prefiro sempre saltear ou adicionar assim numa refeição, são tão bons!

Unknown disse...

Hum...que bom aspecto! Deve ficar delicioso...Adorei a decoração!

Beijinhos

Cristina disse...

Olá Joana! Desculpa, mas não as tenho postadas ainda! Vou pô-las em breve, depois dou-te uma apitadela. A receita é muito parecida com a tua, mas em vez das duas chávenas de farinha, uso uma de farinha e outra de flocos de aveia. As outras quantidades são semelhantes, mas junto também uma colher de sobremesa de extrato de baunilha, canela, fermento e gotinhas de sumo de limão. De resto é como fazes :) Beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Cristina,
É mesmo muito bom estares de volta :)
Várias vezes vim aqui ver as novidades e no dia que vi o teu regresso fiquei bastante feliz. O teu blog é um dos meus preferidos, não só pelas tuas sugestões, que me agradam imenso, mas principalmente por ti. Espero que continues por aqui, é muito bom visitar-te! Ah e espero também que as tão desejadas e merecidas férias cheguem rapidinho para depois poderes recarregar energias e desfrutar de dias de "dolce fare niente" :)

Quanto ao franguinho, esse adjectivo "creamy" também me está a piscar o olho e com essa foto acho que é mesmo um convite! :)
Fico com óptimo aspecto e creio que é desta que provo estragão e espargos eheh. Vou levar a receitinha, é claro :)
Gostei muito!
Um beijinho e boa semana

Inês Ginja disse...

Querida Cristina,
conhecemo-nos há pouco tempo, mas desde logo criei uma certa empatia com o teu blog, com as tuas receitas, o teu cuidado na apresentação e passo por cá com muito gosto. Gosto de ver que tens tempo para o dedicar a este blog e a fantásticas receitas.
O som do título da receita em inglês é quase reconfortante e como que nos abraça. Um frango diferente do habitual, com o toque do estragão e os espargos que tanto gosto. A fotografia convida-nos a prová-lo! Muito bom.
Beijinho.

Prata da casa disse...

Olá Cristina: se te disser que nunca provei espargos, acreditas? Pois é, mas essa tua receita está a tentar-me. As alterações que fizeste, seriam as minhas também. Uma delícia, de certeza.
Bj
Márcia

Ana Claudia disse...

Olá Cris, me encantou essa receita nunca comi frango com aspargos, o seu está com um lindo aspecto!
Beijos
Ana Claudia

Bake | Eat | Share disse...

Por vezes é assim, nunca há tempo para nada, sempre na correria!
Nunca comi espargos, não faço a minima ideia ao que sabem, é ridiculo dize-lo, mas é a verdade. Porém esta receita de frango ficou com muito bom aspecto, tenho de dar uma oportunidade aos espargos, já que o frango é muito consumido por aqui :)
E as batatas ficaram mesmo no ponto! 5*!!

Beijinhos grandes!

Catarina disse...

Olá Cristina! Não sou grande apreciadora de espargos, pois sempre que me foram dados a provar eram apenas cozidos em água e sal :( talvez desta maneira que sugeres eu consiga finalmente ficar fã!

beijinhos

São Ribeiro disse...

ADOREI A SUGESTÃO O ASPECTO E DE DAR AGUA NA BOCA.
BJ

Vera disse...

olá cristina,
fico muito contente por ires arranjando tempo para publicares aqui as tuas receitinhas, gosto muito de cá vir e fico sempre muito feliz quando me visitas no meu cantinho=) os teus comentários sempre simpáticos deixam-me sempre mt lisonjeada!!

Unknown disse...

Cristina parece delicioso! Gostei muito!
Bjss
Mel

Diogo Marques disse...

E da minha parte é sempre muito bom vir ao teu blog ver as maravilhosas delicias que por aqui fazes :)

Nem sempre é fácil ter tempo para o blog, visto que não é assim tão simples como parece e implica muito trabalho e dedicação, e nem sempre é facil de conciliar com a nossa vida privada.

Espero que continues com muita força desse lado, e nos continues a brindar com maravilhas como esta :)

Eu adoro espargos sem ser em sopas e acho que combinam muito bem com esse frango com esse molho delicioso :)

Formiguinha disse...

Olá Cristina;

Fiquei contente com o teu comentário:)

Apesar de não apreciar espargos confesso que ficou uma refeição com um aspecto delicioso e acredita que comeria com todo o gosto porque os outros ingredientes são bem do meu agrado.

Falta de tempo é o que mais impera na minha Casinha:) Fazemos o que é possível e o pouco que se faz já nos torna a vida um pouquinho mais feliz:):):)

Beijinhos

Ana - Lady ao fogão disse...

Deve ser delicioso este prato!
a foto ficou linda, digna de revista :)

bj

Piteca disse...

Amiga eu adoro espargos e acredita que esse creamy também me está a piscar o olho, ai está está!! Gostei muito da sugestão! Gostei também de saber que estás animada com o blog, pois gosto muito de cá vir visitar-te! Eu sei bem que nem sempre há tempo, mas nós lá vamos fazendo um esforço, não é? ;)
Beijinhos doces.

Xana Bértolo disse...

Pois espargos pra mim é mesmo sem ser em sopas, adoro salteados!!! Esta tua receita está fabulosa, como sempre :)..
E quem tem um blog, sabe bem o tempo que nos consome, e por muito que o façamos com gosto, claro, temos fases em que a vontade é menos e que nos sentimos mais em baixo... Eu andei numa fase de pensar em abandonar o meu, mas... Estamos cá para nos apoiar umas às outras, e contas sempre comigo pra visitar o teu maravilhoso cantinho, e sempre que o tempo permite deixar um carinho :)
beijinhos querida

luci disse...

Que delícia de receita adorei beijos

Chef de Algibeira disse...

Olá,

Ainda bem que continuas o teu blog... concordo contigo quando dizes que não é nada fácil conciliar tudo... e não é mesmo - eu como novata nestas coisas estou agora a perceber que custa bastante e tem que se ter muita dedicação para se conseguir ter um blog em condições. Mas vamos para a frente que em frente é que é o caminho e com estas receitas maravilhosas dá muito gosto chegar a casa e prepará-las para a nossa familia.
Um beijinho

Susana Gomes disse...

Vida longa a esta fase positiva, porque é muito bom ter o ovo estrelado activo!
E se vier com espargos, de que tanto gosto, melhor ainda.
Grelhadas, penas escaldados ou até mesmo crus, finamente desfiados com um descascador, gosto muito deles nas saladas.
Bjs :)

Salsa Verde disse...

É uma sugestão magnífica e o aspecto é mesmo super prometedor!
Também compro essa revista todos os meses.
Beijocas querida,
Lia.