segunda-feira, julho 07, 2008

Fofo de peixe e legumes


Adaptei esta receita a partir de uma que vi no blog da Colher-de-Pau. Esta foi a minha primeira adaptação de uma receita à Bimby. Está lá perto, só ficou um pouco "mole" na minha opinião. Acho que devia ter ficado mais espesso. Aceito sugestões das bimbólicas mais experientes!

- 500 gr. de filetes congelados
- sal e pimenta q.b.
- 1 limão
- 1 cebola
- 20 gr. azeite
- 2 alhos franceses pequenos
- 2 cenouras
- 5 c. sopa de farinha
- 200 gr. leite
- 3 ovos

Temperar os filetes com sal, pimenta e o sumo de limão e deixar descongelar. Levar ao lume a cebola picada com a margarina e os alhos franceses cortados em rodelas finas. Tapar e deixar suar durante 10 minutos. Juntar a cenoura ralada e os filetes de peixe. Deixar cozinhar mais 5 minutos. Juntar o líquido da marinada e desfazer os filetes com a ajuda da colher-de-pau (ups! silicone). Polvilhar com a farinha e regar com o leite. Rectificar os temperos, mexer e levar a engrossar em lume baixo. Juntar as gemas, mexendo sempre, e deixar cozer mais 2 minutos. Bater as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e envolver no preparado anterior. Deitar num tabuleiro de forno, previamente untado, e cozer durante 20 minutos em forno moderado (180ºC).


Versão Bimby:

Temperar os filetes com sal, pimenta e o sumo de limão e deixar descongelar. Colocar as cebolas, cenouras e os alhos-franceses, cortados em pedaços, e picar 6 seg. vel.5 (ter o cuidado de não ficar demasiado picado). Juntar o azeite e programar 10 mins., Varoma, vel.1. Juntar os filetes inteiros e escorridos e programar mais 10 mins. Varoma, vel.1 (os filetes acabam por ir desfazendo). Juntar o leite e a farinha. Programar 10 mins. 90º vel. 1 e ir juntando as gemas, uma a uma. Bater as claras com uma pitada de sal, em castelo, bem firme. Colocar a borboleta no copo e juntar as claras. Mexer 5 mins. colher inversa. Certificar-se que estão bem envolvidas, ajudar com a espátula se necessário. Deitar num tabuleiro de forno, previamente untado, e cozer durante 20 minutos em forno moderado (180ºC).


3 comentários:

Maggie disse...

Gostei da ideia das duas vers�es. Para quem n�o tem bimby como eu � sempre bom saber como fazer da forma tradicional.
O aspecto parece �ptimo... espero que n�o te importes mas j� anotei.

edinha disse...

Está com um aspecto bem fofo.
Beijinho

Anónimo disse...

Olá! Eu sou a Gasparzinha do ForumBimby. :)

Talvez 0s 5 minutos finais para envolver as claras tenham sido excessivos, o que tenha feito com que estas perdessem a consistência e no fim tenha ficado menos espesso do que o suposto.

Gostei muito da receita. Vou fazer!
Beijinhos. :)