quinta-feira, julho 31, 2008

Tarte de Baunilha


Uma máquina fotográfica xpto, cara como o raio, com um livro de instruções calhamaço e uma objectiva e lente grandes como tudo devia tirar melhor fotos que isto, não? Vi-me literalmente à rasca para tirar uma foto de jeito com ela!!! Adiante, esta tarte é promissora, mas para próxima não a faço com massa folhada, ou então levo-a a cozer no forno antes de lhe juntar o creme.

- 1 vagem de baunilha
- 350 gr. de massa folhada (utilizei congelada)
- 1 lata de leite condensado
- 1 medida da lata de leite meio gordo
- 6 gemas
- 2 c. sopa de farinha maisena (bem cheias)
- Farinha para polvilhar

Para o merengue:

- 4 claras (pus as 6)
- 3 c. sopa açúcar (pus 4)

Deitar o leite e o leite condensado num tacho, juntamente com a vagem de baunilha, cortada ao meio e raspada de sementes. Levar a lume brando até ferver. Retirar a vagem e deixar arrefecer um pouco.

Bater as gemas com a farinha maisena, juntar à mistura do leite em fio e levar novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Se ficar com grumos, utilizar a vara de arames. Deixar arrefecer.

Aquecer o forno a 180º. Numa bancada polvilhada com farinha, estender a massa folhada e forrar uma tarteira com ela. Verter o creme para dentro da tarte e levar ao forno cerca de 30 minutos ou até que fique douradinha. Retirar e deixar arrefecer.

Aumentar a temperatura do forno para 200º. Fazer o merengue, batendo as claras em castelo bem firme com o açúcar. Espalhar o merengue por cima do creme e levar novamente ao forno até que doure.


Versão Bimby:

Colocar no copo a lata de leite condensado, a mesma medida de leite e a vagem de baunilha, cortada ao meio e raspada de sementes e programar 10 min. temp.100º, vel.1. Juntar as gemas, e a farinha maisena e programar mais 12 min.temp.100º vel.2. Se ficar com grumos bater alguns segundos em velocidade 3. Deixar arrefecer. Aquecer o forno a 180º. Numa bancada polvilhada com farinha, estender a massa folhada e forrar uma tarteira com ela. Envolver bem o creme antes de o deitar por cima da massa folhada. Levar ao forno cerca de 30 minutos e deixar arrefecer.

Para o merengue, lavar e limpar escrupulosamente o copo da Bimby, colocar a borboleta e bater as claras juntamente com o açúcar durante 6 minutos, vel. 3 e 1/2. Espalhar o merengue por cima do creme e levar novamente ao forno até que doure.




13 comentários:

Isabel Pisoeiro disse...

As fotos parece-me que estão muito boas e essa tarte parece-me maravilhosa!! :P

Cristina disse...

Olá Isabel, só agora é que publiquei o post, no outro dia andava em experiencias e estava a meio!!! ;)

Bjs e obg pelas tuas visitas!

mesa para 4 disse...

Deixa lá eu tenho omesmo problema... ás vezes tiro fotos que até fico de boca aberta, outras tento tirar 30 vezes hehe e nada, até chego a desistir e só qd faço novamente o prato é que tento de novo...
Mas a tarte ficou linda isso dá para ver á distancia...bj

ameixa seca disse...

A foto não está nada mal... e a tarte também deve ser uma maravilha ;)

pipoka disse...

Da maneira que eu gosto de baunilha esta tarte não me escapa...
Quanto ao desabafo sobre a máquina, sabes que essas todas xpto às vezes é preciso tirar um curso para conseguir mexer nelas...

bjs

Vitor disse...

Cristina a tua tarte está fantástica!!!Gostei muito um beijo Vitor:-))

Ziza disse...

Pena que é tão difícil achar baunilha por aqui...

Andreia disse...

Percebo perfeitamente o seu dilema com a máquina fotográfia, pois passei pelo mesmo! Depois de uma máquina com lentes próprias precisei de um tripé, para obter resultados mais satisfatórios. Outro factor a ter em conta é a luz, com que a fotografia é tirada... Faz uma enorme diferença!

Acho que a fotografia parecida como a cozinha, é preciso algum tempo para aprender e ter os instrumentos certos! Mas não desespere... com o tempo estou certa, que vai conseguir os resultados que deseja!

Bjs
Andreia

Vina disse...

Olá, bom dia! A foto não ficou assim tão mal!! Dá para ver que essa tarte devia estar um delícia! Beijinhos e um bom fim de semana!

claudia disse...

Mas a verdade é que a tarte está linda e deve ser uma delícia!

Canela disse...

Que engraçado cruzarmo-nos por aqui e ali.....
Gostei do blog visual e receitas,parabens!
Bjs

monica disse...

O aspecto fantástico, já diz tudo. é sem dúvida o meu tipo de sobremesa.
Beijinhos

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Que beleza de sobremesa. Já anotei tudo!! bjos