quinta-feira, março 15, 2007

Uma versão de feijoada


Bem, nem sei como vos descrever a delícia que esta feijoada ficou. Já tinha feito tantas vezes e nunca chegava àquele ponto que eu idealizava, mas consegui!!! Foge um pouco à feijoada mais tradicional, com mais enchidos e outro tipo de carnes, mas na verdade prefiro assim.

Ingredientes:

- 1/2 Kg carne de porco limpa
- 1/2 Kg entrecosto de porco
- 1 farinheira
- 1 moira
- 2 cebolas médias
- 1 cenoura
- 1 tomate pequeno bem maduro
- 1/2 couve (lombarda ou coração)
- 1 pacote de feijão manteiga
- 4 ou 5 dentes de alho picados
- 1 copo de vinho tinto (antes fazia com vinho branco, mas desta vez utilizei o tinto e acho que ficou melhor!)

Começei por, na noite anterior, colocar o feijão de molho e salguei as carnes. Na manhã seguinte, cozi o feijão 20 minutos na panela de pressão e à parte cozi os enchidos. Escorrer o feijão e reservar a água da cozedura. Alourei a cebola picada grosseiramente com o alho em azeite, juntei umas 3 folhas de louro e juntei a carne. Fui juntando o vinho tinto aos poucos e a água em que o feijão cozeu. A meio juntei o tomate desfeito e a cenoura em pequenos quartos. Deixei cozer em lume brando, pacientemente até ficar muito bem apurado, assim com a carne bem cozida e o molho já a engrossar. Juntei então a couve para cozer, passado uns 10 minutos o feijão e por fim os enchidos, cortados em rodelas. Mistura-se tudo com muito cuidado e deixa-se apurar mais um pouco. Mal a pus, a farinheira começou logo a desfazer-se e eu a afligir-me, mas ainda bem, porque deu um gosto soberbo ao molho!!!!

16 comentários:

Eliana Scaramal disse...

O prato está lindo! Mas eu fiquei sem entender vários intens da receita. :( Vou pesquisar os termos.

colher-de-pau disse...

Tenho que fazer feijoada um dia destes! O meu marido está farto de me pedir!
Esta está com um excelente aspecto!

Fernanda disse...

O meu marido nasceu na Terceira e gosta muito de feijoada, vou experimentar esta receita, eu depois deixo-te saber como ele gostou

kuka disse...

Não vale a pena aflições por tão pouco. É tudo comestivel. Adoro feijão e no dia seguinte ainda gosto mais, quando sobra é claro.
E a gravidez como vai? Espero que esteja tudo bem.

Goretti disse...

Adoro feijoada, mas nunca fiz! Espero que a mamã e o bébé estejam bem...

Cris disse...

Cristina, gosto muito de feijoada, mas deixo isso para a minha mãe que tem mais mão para esse tipo de comida do que eu...sempre que me apetece uma feijoada ou um cozido à Portuguesa, vamos todos almoçar a casa dela... :0)
Como está a correr a gravidez...desejo que tudo esteja bem, contigo e com o bebé.
Beijinhos grandes
Cris

Akemi disse...

Deu vontade de comer feijoada também! Tão gostoso e dá uma sustança boa!

Itza disse...

Cris, realmente me sorprendeu sua feijoada! Nunca tinha visto uma feijoada que usasse verduras misturadas com o feijão e as carnes!E menos com vinho tinto! Menina, de olhar a foto me deu água na boca! Vou tratar de fazer pra este inverno só pra provar esta gostosura! Parabéns!

Cristina disse...

Eliana: Obrigado! Que itens não entendeu? Se não encontrar diga-me!!

Colher-de-Pau. Concordo, faça o mimo ao seu marido ;)

Fernanda: Experimente pois, para quem gosta de feijão é um regalo! A minha mãe também é da Terceira, mas faz a feijoada um pouco diferente. É com a pata do porco, que desfaz em pedaçinhos muito miúdinhos, e linguiça. Vai ao forno, até ficar mais sequinha. E não leva estes enchidos, mas tb é bastante gostosa!

Kuka e Goretti: A gravidez vai indo bem melhor, com a barrigota cada vez mais maior ... Ando é mais contida nas paparokas, tirando este deslize da feijoada... é estava prestes a "explodir" o gráfico dos limites do peso e levei uma valente reprimenda da médica ;)

Cris: Sei como é, sabe que há alguns pratos que eu não aprendo deliberadamente para me saberem melhor quando vou a casa da mamã?

Akemi: É verdade, feijoada é daqueles pratos "fortes" :)

Itza: Não se bem onde fui buscar esta ideia das verduras... Mas quase sempre as utilizo, pois gosto muito do gosto com que ficam, ao cozerem no molho do feijão. Experimente! Vai gostar concerteza :)

A Taste in Heaven disse...

Cristina, fiquei com água na boca!! Vou experimentar essa versão de feijoada que parece ser maravilhosa.

Vivianne

Elvira disse...

Neste momento, era capaz de matar para comer uma feijoada assim! Que maravilha! :-)

Cris disse...

Cristina, experimentei fazer o seu bolo marmoreado com laranja, ficou muito bom, lá em casa todos gostaram. Se quiser dar uma espreitadela...é só clicar!!!
Beijinhos
Cris

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,

Baú da Conceição disse...

Cristina esqueci do seu mail no trabalho, por isso coloco aqui a receita que encontrei no livro cozinha regional portuguesa, parece simples, bem conventual atendendo ao nº de gemas, pela foto também parecem bem deliciosos.

Se os fizer não se esqueça de nos dizer como ficaram.

Rebuçados de ovos
600 g açúcar
250 g de água
24 gemas
450 g de açúcar p/ calda

Põe-se o açúcar com a água ao lume e deixa-se ferver até atingir ponto de pérola. Retira-se, deixa-se amornar e junta-se as gemas cortadas com uma faca.
Volta ao lume a fazer estrada no fundo do tacho.
Descança de um dia para o outro; fazem-se pequenas bolas, que se rolam na mão e se envolvem em farinha.
À parte põe-se ao lume o açucar para a calda com agua a cobrir, até ficar em ponto de rebuçado.
Com a escumadeira passam-se as bolas na calda muito rapidamente.
Colocam-se sobre pedra untada com óleo de amêndoas doces, até secarem.
Em seguida envolvem-se em papeis de seda de várias cores com as pontas franjadas.

Mónica disse...

Boa Páscoa!

cuidado com os docinhos

;-)

Natércia disse...

Bem Cristina essa sua feijoada é uma delicia,e não fosse eu alentejana, confeço já fiz e fica maravilhosa melhor do que todas as que eu já comi...um beijinho.Fiel ao Tacho.